Prêmio UFG Sustentável - miniatura

Projeto de Disciplina da FAV ganha Prêmio UFG SUSTENTÁVEL

Por Cátia Ana Baldoino da Silva. Em 14/10/19 11:52. Atualizada em 14/10/19 11:55.

O Prêmio UFG SUSTENTÁVEL tem como objetivo prestigiar atividades de sustentabilidade que se destacaram por suas características inovadoras de proteção, conservação, recuperação e cuidado com o uso racional dos recursos naturais.

Prêmio UFG Sustentável - foto

O Projeto desenvolvido
na disciplina Projeto 7 em 2018, chamado “Coletivo Meia Ponte: o campo ampliado da arquitetura entre cidade e natureza” ganhou a premiação na categoria Educação Ambiental.

A entrega do Prêmio será as 09hs do dia 16 de outubro, durante a abertura do Conpeex, no Centro de Eventos da UFG.


Sobre o Projeto:

O projeto “Coletivo Meia Ponte” é uma atividade de ensino, pesquisa e extensão iniciada no âmbito da disciplina Projeto 7 (FAV/UFG) que investigou as relações entre a Cidade de Goiânia e o Rio Meia Ponte, propondo a criação de um “coletivo” de arquitetura e urbanismo para servir como plataforma de divulgação e desenvolvimento de alternativas sócio-espacias sustentáveis, onde a natureza funcione como elemento de integração social e mediador de conflitos socioambientais. A ênfase foi dada na produção coletiva e colaborativa do trabalho criativo, ampliando a visão restrita de trabalhos individuais de projeto de arquitetura, assim como ampliando o campo do que é considerado “projeto de arquitetura”. A metodologia envolveu levantamentos bibliográfico e de campo, oficinas, seminários, definição de 4 parcerias estratégicas, diretrizes gerais e desenvolvimento de quatro projetos executivos. Além disso, foram desenvolvidas intervenções artísticas, uma plataforma na internet, mapas colaborativos, workshops e seminário em parceria com a AMMA, suporte a atividades em escola da região, exposições no Espaço das Profissões da UFG e em galeria de arte, livro e uma iniciativa estudantil de formação de um “coletivo” (organização sem fins lucrativos com missão, valores e visão) que está sendo incubada pelo Laboratório de Processos de Projeto da FAV/UFG. Estas propostas exploram as habilidades e conhecimentos da profissão como ferramentas de transformação social. O conhecimento produzido explora campos inovadores de atuação para os futuros profissionais, tendo sido inspirados nas atividades de “Live Projects” da Univesity of East London e no material do curso “UFG Empreende Social” da CEI/UFG.


Participantes do projeto:

Camilo Amaral, Pablo Paulse, Anna Laura Prado, Carolina Juliano, Laura Carvalho, Lorena Passos, Mariana Martins, Sarah Domingos, Eduardo Drávio, Gabriel Guimarães, Beatriz Collier, Sarah Vencio Talita Vianna, Washington Aires, Isanone Filho, Jéssica Pinheiro, Marineide Oliveira, Pedro Augusto, Bia Saboiá, Hideo Watanabe, Josemar Correia, Laís Oliveira, Lorena De Paula, Lucas Cintra, Murilo Souza, Pedro Praxedes, Rafa Lustosa, Rodrigo Vieira, Selma Magalhães, Pedro Felipe Oliveira, Roberto Cociello, Vinícius Moura, Camila Louredo, Felipe Veloso, Hariel Revignet, Jéssica Penido, Maria Gabriella St.

 

 

Fonte: Camilo Amaral

Categorias: Capa notícias