E-mail institucional

A importância do e-mail institucional

Por Renato Cirino. Em 28/08/20 13:43. Atualizada em 28/08/20 13:48.

O e-mail, além de permitir o acesso aos benefícios do GSuite, é a forma de comunicação institucional da UFG

A UFG adotou, enquanto política de acesso aos sistemas da universidade, o e-mail institucional - loginunico@ufg.br ou loginunico@discente.ufg.br . Assim, priorizando a segurança dos usuários, TODOS os acessos aos sistemas - UFGnet; SIGAA; GSuite; Ensino remoto - só serão permitidos com a utilização desse e-mail.

A comunicação oficial entre professores, estudantes e departamentos administrativos (Secretaria Acadêmica, Pós-graduação, Secretaria Administrativa) deverá acontecer por meio do e-mail institucional.

Caso não saiba como criar o seu e-mail, por gentileza, acesse o link https://ufgemcasa.ufg.br/p/33200-e-mail-institucional-estudante. Além disso, no site UFG EM CASA, estão disponíveis outros tutoriais relacionados aos sistemas e às ferramentas de ensino remoto.

Ao acessar sua caixa de entrada (https://mail.google.com/a/ufg.br), você deve adicionar uma foto real e atual em que seu rosto esteja visível e identificável. Confira se o seu nome está correto. Essas informações serão utilizadas para adequada identificação por parte dos professores e técnicos-administrativos.

Por fim, não se esqueça de atualizar o seu cadastro nos sistemas da UFG (SIGAA e UFGnet) após a criação de seu e-mail institucional. Além do novo e-mail, atualize também seus contatos telefônicos, caso necessário.

Alguns benefícios do e-mail institucional:

• Gmail (sem limite de espaço)
  • Google Drive (sem limite de espaço)
  • Google Meet (sem limite de tempo)
  • Google Agenda
  • Google Classrom
  • Webconf RNP (Sistema de WebConferência do Governo Federal)
  • FileSender@RNP (Envio de arquivos pela rede RNP de até 20 GB)
  • Sistema CAFe (acesso à periódicos, revistas e artigos acadêmicos de instituições públicas ou privadas)
  • Outros benefícios

Para se conectar aos sistemas fora da UFG, coloque o seu e-mail completo - loginunico@ufg.br ou loginunico@discente.ufg.br - no campo e-mail/usuário e no campo senha coloque a sua senha de acesso do login único.

Utilização das plataformas de Ensino Remoto (UFG em Casa)

O e-mail institucional da UFG permite o acesso às plataformas utilizadas no processo de Ensino Remoto e da vida acadêmica de uma forma em geral. Os tutoriais disponíveis no endereço eletrônico https://ufgemcasa.ufg.br/ fornecem as orientações básicas para a utilização dessas ferramentas.

Algumas dessas plataformas consistem em: Login Único UFG - UFGnet; Plataforma do GSuite (Gmail, Google Drive, Google Meet e outros); Plataforma do SIGAA – Turma Virtual para graduação; Plataforma Moodle e Plataforma de Webconferência – WebConf – RNP.

Cada professora/professor é responsável por definir qual ou quais plataformas serão utilizadas em sua respectiva disciplina no decorrer do semestre.

Dúvidas

Para quaisquer informações, esclarecimentos ou orientações sobre as plataformas de ensino, podem entrar em contato com a Secretaria Acadêmica da FAV por meio do e-mail academica.fav@ufg.br. Os responsáveis pelo atendimento são Euler, Franscô, Gustavo ou Nilauder.

Se você necessita de informações sobre assistência estudantil, envie e-mail para Sibele Melo - sibeleamelo@ufg.br. Ela é a representante entre a FAV e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFG.

Fonte: Comunica FAV!

Categorias: Notícias em destaque