Maria Luiza - Pesquisa

Percepção de Paisagens Sonoras Urbanas

Por Renato Cirino. Em 09/09/20 10:57. Atualizada em 11/09/20 11:40.

Pesquisa da Profª Maria Luiza na University of Salford, Manchester possui foco na afetação emocional por meio de sons

Texto por Maria Luiza de Ulhoa Carvalho

Prezado(a)

Eu sou Maria Luiza, estudante de doutorado na University of Salford, Reino Unido.

Estou conduzindo um estudo de avaliação sobre como as pessoas percebem Paisagens Sonoras Urbanas e como esses sons urbanos afetam seus estados emocionais por meio de questionários online.

O experimento consiste em o participante assistir a seis amostras de vídeo de 30 segundos (vídeos em 360 graus e áudio espacial) de diferentes locais da Grande Manchester, no Reino Unido. Começa com um termo de consentimento básico, algumas questões demográficas e especificações do sistema digital a ser utilizado pelo usuário. Em seguida, é apresentado cada vídeo seguido por perguntas sobre a fonte sonora predominante, quatro tipos de dimensão perceptiva da paisagem sonora (Calma, Emocionante, Caótica e Monótona) e três escalas emocionais (SAM - Auto-avaliação Manequins - Valência, Excitação e Dominância). O experimento deve demorar cerca de 10 a 20 minutos.

O questionário é anônimo e será disponibilizado online assim que você enviar seu e-mail para manchester.soundscape.experiment@gmail.com

Esperando que possa participar da pesquisa, agradeço antecipadamente.

Em tempo, a experimentação também pode ser feita em smartphones!

A seguir um breve vídeo de introdução à pesquisa.

Categorias: NOTÍCIA Notícias em destaque