Aula Inaugural: Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade e Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por Wilder Fioramonte. Em 20/04/16 17:46.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade e o Curso de Arquitetura e Urbanismo, FAV-UFG, têm o prazer de convidá-los para a Aula Inaugural “Clima como fator-chave na arquitetura e planejamento urbano", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Andreas Matzarakis, do DWD Freiburg (Deutsche Wetterdienst Freiburg), no dia 06 de maio de 2016, às 14h00, auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia - UFG. Esta atividade integra o Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade.

EVENTO:
Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade
Aula Inaugural: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade FAV-UFG e Curso de Arquitetura e Urbanismo FAV-UFG

ORGANIZAÇÃO:
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade FAV/UFG
Curso de Arquitteura e Urbanismo FAV-UFG

PALESTRANTE: Dr. Andreas Matzarakis
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: DWD Freiburg (Deutsche Wetterdienst Freiburg)

TÍTULO:
"Climate as a key factor in architecture and urban planning"
"Clima como fator-chave na arquitetura e planejamento urbano"

TRADUÇÃO: Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich

DATA: 06/05/2016
HORÁRIO: 14H00 às 16h30
LOCAL: Auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia/ Universidade Federal de Goiás

SOBRE O PALESTRANTE:

Dr. Andreas Matzarakis
Formado em meteorologia pela Universidade de Munique, professor da Uni-Freiburg e pesquisador do Serviço de Meteorologia da Alemanha. Um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos por Matzarakis foram as análises climáticas de Freiburg e a participação no desenvolvimento do plano diretor da cidade de Freiburg liderados pelo arquiteto Wolfgang Frey (http://www.freyarchitekten.com/en/sustainability/sustainability.html). Em 2010, este trabalho foi escolhido para ser apresentado na conferência Mundial de cidade verde como "o exemplo de boas Praticas". Além disso, Matzarakis é referência em conforto térmico humano, em ambientes externos, pois possui mais de 400 artigos na área, além de desenvolver uma série de softwares para auxiliar a avaliação de conforto e desenvolvimento de mapas climáticos tais como RayMan, Skyhelios e CTIS. Essas ferramentas auxiliam os planejadores a desenvolverem diretrizes urbanas de forma a melhorarem o clima urbano e adaptar a cidades às mudanças climáticas. https://www.researchgate.net/profile/Andreas_Matzarakis http://www.urbanclimate.net/matzarakis/curvit.htm
Entre 2011 e 2013, desenvolveu pesquisa com a arq. Loyde Abreu, junto a um projeto Bilateral (FEC-UNICAMP e UNI-Freiburg), relacionado às percepções térmicas das pessoas em condições climáticas de clima tropical-úmido. Dentro deste projeto foram feitas várias análises de bioclima térmico, como análise de campo em 3 cidades no estado de São Paulo (Campinas, São Paulo e Santos), gerando 3 importante publicações:

1. ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, L. C. ; MATZARAKIS, A. . Effect of tree planting design and tree species on human thermal comfort in the tropics. Landscape and Urban Plannin, v. 1, p. 111-131, 2015.

2. ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate in idealized urban street canyons in Campinas, Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v. 115, p. 333-340, 2014.

3. ABREU-HARBICH, L. V.;LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate as a factor in urban and architectural planning in tropical climates-The case of Campinas, Brazil. Urban Ecosystems , v. 16, p. 397-674, 2014.


SOBRE A TRADUTORA:

Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich
Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Go (2004), Especialização em Eng. Seg. no Trabalho (UFG) (2005), Mestrado em Eng. Civil (FEC-Unicamp) em 2008 e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FEC-Unicamp), com período sanduíche na renomada Universidade de Freiburg em 2011. Em 2013 realizou o Pós-Doc na Unviersidade de Freiburg sob orientação do Prof. Dr. Andreas Matzarakis. Atualmente é pesquisadora pós-doc do programa de pós-graduação GECON da Escola de Engenharia Civil da UFG, onde desenvolve pesquisa sobre A influencia do desenho urbano no bioclima térmico de Goiânia, objetivando correlacionar o clima e conforto com diferentes indicadores (energia, água, mobilidade,saúde etc.) que influenciam na qualidade de vida e sustentabilidade. Área de atuacão: Tecnologia da Arquitetura. Tem experiência em Conforto Ambiental, eficiência energética e sustentabilidade, especialmente em: influencia de elementos arquitetônicos (altura dos edifício, materialidade, vegetação arbórea, permeabilidade do solo, rugosidade, etc) que colaboram para as mudanças do clima urbano e estratégias para melhoria do microclima urbano. 
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4500932P5

Categorias: Notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Aula Inaugural - Projeto e Cidade - Cartaz 121 Kb 12bb9ec5be43db5531e8ad9b8799fc72