Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
NOTÍCIAS X
edital-thumb
Edital DRI 015/2019 - Seleção de estudantes de graduação para as XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM
Em 07/06/2019 às 08:29

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação da UFG, para participação, com apresentação de trabalho, nas XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM, que terá como temática central: “A ciência e a tecnologia na produção de inovação e transformação social”, a serem realizadas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), na cidade de São Carlos, SP, de 23 a 25 de outubro de 2019, de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital e com as bases, condições, cronograma e demais informações disponíveis em: https://jornadasaugm.faiufscar.com/#/

Para acesso ao Edital, clique aqui.

Para acesso ao Anexo A, clique aqui.

Para acesso ao Anexo B, clique aqui.

De 07 a 31 de maio 2019
Exposição ESTRATIGRAFIAS
Em 04/05/2019 às 09:18

Acontece de 07 a 31 de maio de 2019 a exposição ESTRATIGRAFIAS do artista Guilherme Moreira. A exposição foi selecionada no Edital do Programa de Exposições da Galeria da FAV 2017-2018.

ESTRATIGRAFIAS
Texto de Guilherme Moreira

Quando nos deparamos com uma folha de papel parecemos estar à procura de alguma informação ali contida ou esperando que sua superfície possa ser preenchida. Seja por desenho, colagem, texto ou gravura, nos deparamos com a presença ou a iminência de algo que possa ocupar esse espaço “em branco”. Na maioria dos casos, a expectativa faz-se realidade e logo nos esquecemos do suporte e voltamos nossa atenção para o conteúdo fixado sobre ele.

É, pois, na tentativa de perturbar essa ordem de visibilidade da imagem que a série aqui apresentada surge, na medida em que desloca o papel — enquanto suporte de imagens visuais e/ ou verbo-visuais — de seu lugar comum na base de uma certa cadeia hierárquica que tende a torná-lo coadjuvante nos processos de produção e de exposição da imagem.

ESTRATIGRAFIAS, ou a ciência dos estratos rochosos, é o ramo da geologia que investiga e analisa as camadas das rochas que formam a crosta terrestre. Apropriando-se do termo e do conceito estrutural dessa ciência, esta série de esculturas, relevos, fotografias e objetos concebe sua poesia ao explorar as possibilidades do uso do papel na construção da imagem artística. Se para eles o solo é objeto de intensa investigação, para nós, o papel, suporte milenar das mais variadas expressões artísticas, está no centro de toda a discussão. A epígrafe, no entanto, permanece a mesma: a observação cautelosa da sobreposição das camadas.

Deste modo, as intervenções gráficas na folha de papel a partir da retirada de matéria, a exploração de sua potente tridimensionalidade com a sobreposição de camadas e a construção de uma narrativa genealógica na derivação madeira/papel, fazem de ESTRATIGRAFIAS um espaço de singular de experimentação.

As obras aqui apresentadas são parte desta pesquisa visual que busca investigar uma perspectiva inusual da qualidade tridimensional do papel, no anseio de rearranjar no espaço e no tempo aquilo tende a permanecer absorto numa condição de passividade.

Informações:

Exposição ESTRATIGRAFIAS do artista Guilherme Moreira.

Local: Galeria da FAV.
UFG - Campus Samambaia.

Contatos:
Contato: 62-3521-1445

Instagram: @galeriadafav

Facebook: galeriadafav

1º Desafio SBTA de Inovação - XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas
Em 25/04/2019 às 09:44

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) juntamente com a Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG realizam o 1º Desafio SBTA de Inovação.

O  1º  DESAFIO SBTA DE INOVAÇÃO  é uma competição que visa reunir e apoiar estudantes para o desenvolvimento de  ideias/projetos inovadores que solucionem problemas da  cadeia produtiva  de  revestimentos e argamassas da construção civil.

A competição faz parte da programação do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas, a ser realizado nos dias 11, 12 e 13 de Junho no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Acesse o edital no site oficial www.sbta2019.com.br e saiba mais sobre a ação.

especialização 2019
[PRORROGADAS] Inscrições de Pós Graduação - Especializações em Design Estratégico e Processos e Produtos Criativos
Em 05/02/2019 às 11:32

São oferecidas vagas de Especialização nas modalidades Presencial e EaD; inscrições vão de 07 de janeiro a 08 de março de 2019.

Estarão abertas do dia 07 de janeiro à 08 de março as inscrições para os cursos de Especialização em Design Estratégico e Especialização em Processos e Produtos Criativos: Práticas Interdisciplinares nos Espaços de Ensino e Aprendizagem, oferecido pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Resultados serão divulgados no site da FAV no dia 12 de março. Previsão de início de aulas em abril.