Flávio Gomes de Oliveira

Cursos nos quais atua

  • Bacharelado em Design Gráfico
  • Bacharelado em Design Gráfico e Digital
  • Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG)

Formação

  • Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2016)
  • Mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2010)
  • Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela Universidade de Brasília (2019)
  • Especialização em Arte Contemporânea pela Universidade Federal de Goiás (2003)
  • Bacharelado em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2000)
  • Complementação pedagógica para licenciatura pelo Instituto Federal de Goiás (2020)

Áreas de atuação

O professor Flávio Gomes atuou como docente e coordenador do Curso de Design da PUC Goiás entre 2004 e 2015. Também lecionou nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia, de 2003 a 2015. No Instituto Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás, foi professor dos cursos de Cinema e Audiovisual e da Licenciatura em Artes Visuais, onde também exerceu a função de coordenador da licenciatura.

Atualmente, é diretor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atuação predominante na área de Design Gráfico. Seu foco de pesquisa está voltado para a Animação, especialmente na técnica de stop-motion. Desenvolve diversos projetos e investigações nesse campo, tendo realizado vários curta-metragens independentes, entre os quais se destacam A Moça do Carro de Boi (2010), Vida de Boneco (2016), Maria Grampinho (2019) e PR11 (2025). Dentre esses, Vida de Boneco é o mais premiado, tendo conquistado o título de Melhor Curta-metragem de Animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017.

Atividades administrativas

  • Direção da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) - 2025 a 2028

Projetos de Extensão

  • Mostra Audiovisual da FAV 2025
  • II JOIA FAV - Jornada de Integração Acadêmica da Faculdade de Artes Visuais

Projetos de Pesquisa

  • Animando com gambiarras: uma releitura dos processos de animação a partir do uso de materiais simples e disponíveis

Grupos de Pesquisa

  • JOGAART - Grupo de Pesquisa em Jogos, Audiovisual, Arte e Tecnologia (Coordenador) - link
  • Poéticas Artísticas e Processos de Criação (Participante) - link

Plano de atividade: 2025/1