Quem somos - texto antigo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 1960 reunindo cinco Cursos Superiores existentes no Estado. A Faculdade de Artes Visuais (FAV), assim denominada a partir de 1996, integrava o extinto Instituto de Artes da UFG criado em 1968 como resultado da fusão entre o antigo Instituto de Belas Artes de Goiás e o Conservatório Goiano de Música. O processo de sedimentação das artes visuais em Goiás e de certo modo no Centro-Oeste, teve na Universidade e no Instituto de Artes um ponto de convergência de ações, artistas e professores representativos no estado e no cenário artístico do país como Gustav Ritter, Zofia Stamirovska, Giuseppe Confaloni e Cleber Gouveia.

A reforma administrativa promovida pela UFG em 1996, ao extinguir o Instituto de Artes, formou duas Unidades autônomas sendo uma delas a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Esta separação deu visibilidade à FAV e favoreceu seu crescimento com a implantação de novos cursos e a ampliação de suas atividades de extensão e pesquisa. Foram criados os cursos de Bacharelado em Design de Ambientes, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e a Licenciatura em Artes Visuais - modalidade a distância.

Atualmente a FAV oferece seis cursos de Graduação: Bacharelado em Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Ambientes, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo. Oferece também os cursos de Licenciatura em Artes Visuais nas modalidades presencial e a distância.

Em 2003 a Faculdade de Artes Visuais criou o Programa de Pós-graduação em Cultura Visual, autorizado pela CAPES a nível de mestrado. Com a aprovação do doutorado, em 2010, o programa passou a ser denominado Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual. Pioneiro na institucionalização do campo dos estudos de cultura visual no país, o Programa desenvolve investigações na área de concentração Arte, Cultura e Visualidades e está organizado em três Linhas de Pesquisa: Imagem, cultura e produção de sentido; Poéticas visuais e processos de criação e, Culturas da imagem e processos de mediação.

O Mestrado Projeto & Cidade, oferecido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, foi autorizado pela CAPES em dezembro de 2012. Atendendo a crescente demanda de arquitetos, urbanistas e profissionais de áreas afins, o mestrado está estruturado a partir de duas Linhas de Pesquisa: Processos e Tecnologias de Projeto e, Planejamento, História e Teoria da Arquitetura e da Cidade.