Marcio Alves da Rocha (Ph.D)

Formação/Titulação
- Ph.D em MediaArts, Design e Tecnologia pela Universidade de Plymouth (Transtechnology Research) Inglaterra, Reino Unido.
- Mestre em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pelo Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia (IGPA) PUC-GO.
- Bacharel em Artes Visuais - Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais da FAV/UFG.
Cargos/Coordenações
- Coordenador do Curso de Bach. em Design Grafico da FAV - Universidade Federal de Goiás (2015-2019).
- Professor Convidado pela Universidade de Plymouth (Reino Unido) no curso de MediaArts, na Faculdade de Artes (2010-2013).
- Professor na Especialização em Inovação em Midias interativas - (MediaLab/UFG).
- Professor na Especialização em Processos e Produtos Criativos - (CIAR/FAV/UFG).
- Membro Pesquisador do Laboratório de Inovação em Midias - MediaLAB/UFG.
- Membro Pesquisador do Transtechnology Research Group (Plymouth University - Reino Unido)
- Editor Associado do Transtechnology Open Acess Papers (Plymouth University - Reino Unido).
- Membro Conselheiro da Câmara Regional de Graduação da UFG (2015-2018).
- Membro Conselheiro da Câmara Superior de Graduação da UFG. (2018- Present).

Atua e tem experiência nas seguintes áreas e disciplinas:
Mídias interativas. Interação Humano Computador (IHC), Design de interação (DI), Design de Interface (UI), Design da Experiência do Usuário (UX) e Usabilidade, Design Centrado no Usuário (DCU). Atua também nas Areas de Design Gráfico com especialização no desenvolvimento de Sistemas de Identidades Visuais, marcas e Branding (Gestão da Marca), possui larga experiência acadêmica e de mercado em Gestão de design, Design Editorial e Produção gráfica. Atuou por mais de 12 anos (1998-2010) na industria de design tendo como clientes empresas como: Nike, Levi's Jeans, Banco Real, Banco Bradesco, Natura, Integral Medica, Rossi Construtora, Zoomp, entre outras empresas.

Em seu processo de Doutoramento (2010-2014), se especializou em uma abordagem transdisciplinar para o desenvolvimento de interação Humano Computador (IHC) e Interação homem-maquina, utilizando modelos mentais, filosofia da mente, cognição incorporada, inteligência artificial, mitologia, máquinas antigas e autômatos usando arqueologia de media (media archeology), assim como artes performáticas (Performative Arts) utilizando teatro de bonecos e ventríloquos (Puppetry e Ventriloquism) como modelo cibernético para o desenvolvimento de interação humano computador. Desenvolve trabalhos e pesquisas com especial ênfase nas seguintes disciplinas: Arqueologia das Medias (Media Arqueology), Cibernética e suas relações, Filosofia da Inteligência Artificial, Ciências Cognitivas, Psicologia Cognitiva, Modelos Mentais, Filosofia da Mente, Cognição incorporada (Embodied Cognition), design de interação e interfaces, externalismo, Artes, Performance,  assuntos esses tratados dentro de uma aproximação transversal e transdisciplinar.

Plano de Atividade Docente - 2023/2

E-mailmarcio@ufg.br