Exposição Monumentos Esvaziados 2019 thumbnail

Exposição Monumentos Esvaziados

Evento

: Galeria da Faculdade de Artes Visuais - FAV | UFG

: 27 de Março 2019 às 11:00 a 26 de Abril 2019 às 17:00

Exposição Monumentos Esvaziados 2019

 

 

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG abre a programação de atividades com a exposição Monumentos Esvaziados, do artista Joardo Filho. A exposição foi contemplada no Programa Anual de Exposições da Galeria da FAV e pode ser visitada entre os dias 27 de março e 26 de abril.

A abertura acontece no dia 27 de março, quarta-feira às 11h com a presença do artista.

No dia 17 de abril acontecerá um bate-papo com o artista, seguido de oficina.

 

___

Monumentos Esvaziados

O atual trabalho de Joardo Filho trata, sobretudo, do esvaziamento dos monumentos na atualidade, abordando a crise dos significados originais desses marcos que agora são atacados enquanto expressões autoritárias dos discursos dominantes. Seus questionamentos sobre a ausência de sentido dos monumentos se estendem aos campos político, religioso, econômico e artístico, elaborando procedimentos visuais que apagam, censuram, fragmentam e subtraem para levar à reflexão crítica sobre o porquê determinada escultura, por exemplo, pode ocupar o espaço urbano, como símbolo da coletividade, e outra não. Desde que Rodin fez ruir o modelo de monumento ao suprimir a verticalidade das sucessivas bases escalonadas para colocar no chão. Os burgueses de Calais, a ideia de monumento entrou em decadência e hoje nos perguntamos: qual o sentido desta categoria?

Monumentos são construções edificadas para homenagear uma personalidade, comemorar um acontecimento, celebrar uma conquista, firmar uma imagem na memória coletiva. É uma categoria vasta que envolve arquitetura, escultura, paisagismo, urbanismo e até sítios históricos edificados originalmente não para esta finalidade, mas considerados como tal por suas singularidades.  A constituição do monumento se dá pela manipulação da memória social à medida que materializa a ideologia determinada pelos que administram o poder, forma a imagem dos vencedores que triunfam sobre os vencidos. O monumento possui função memorial de afirmar o controle simbólico do poder político, econômico, militar ou religioso por meio da estética das classes mais abastadas, sua imponência é formatada para lembrar aos grupos e camadas sociais distintas e mais baixas que o poder tem sua linguagem. Joardo Filho utiliza o monumento com a finalidade de discutir a crise pela qual passa a memória coletiva contemporânea, considerando-a como consequência do não reconhecimento dos marcos simbólicos oficiais, expressado por segmentos da sociedade que não se sentem representados ou se sentem oprimidos por tais símbolos; com seu trabalho cria ruídos na lógica do monumento para colaborar com a ampliação dos processos de revisão da história oficial.

Divino Sobral

 

 

___

Exposição Monumentos Esvaziados do artista Joardo Filho.
Curadoria: Divino Sobral.

Abertura:  dia 27 de março as 11h.
Visitação: 27 de março a 26 de abril. 
Horário de Visitação: das 08 às 12h/13 as 17h.

Bate-papo com artista: dia 17 de abril, as 11h. 
Oficina: 17 de abril as 13h30.

Local: Galeria da FAV.
UFG - Campus Samambaia.

Contatos:
Contato: 62-3521-1445

https://galeriafav.fav.ufg.br/
https://www.facebook.com/galeriadafav/