Banner mostra - galeria

Exposição “Das águas se faz Tempestade”

Evento

: Galeria da FAV

: 17 de Outubro 2019 às 19:00 a 05 de Novembro 2019 às 16:00

: coletivo.alafia@outlook.com

ambar

 

A Galeria da FAV inaugura a mostra “Das águas se faz tempestade”, com obras de Hariel Revignet, Òkun, Jeise Kelli, Camila Ribeiro, Raquel Rocha, Francisca, Mirna Anaquiri, Âmbar, Jackeline Fortino, Roberta Rox, Daya Gomes, Flávia Honorato, Evelin Cristina, Nina Soldera, Sofia Gomes e Amora sob curadoria compartilhada de Nutyelly Cena e ALÁFIA.

A exposição é um desdobramento do levante nacional de artes visuais produzidas por mulheres negras artistas e curadoras não-brancas, TROVOA (RJ), que criaram redes autônomas de ocupação de espaços artísticos por todo o Brasil. O centro-oeste entra nesse circuito a partir do movimento de mulheres negras artistas ALÁFIA (GO), que propõe uma exposição afro-ameríndia contemporânea no espaço da Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, FAV- UFG.

 

Raquel

O intuito da mostra Das águas se faz tempestade é promover a produção contemporânea de mulheres dando foco para artistas afro-ameríndias que abordam em suas pesquisas as questões de gênero, raça, ancestralidade sob a perspectiva decolonial. Carregados de resistências esses corpos deslocam-se para um lugar de fala, voz e protesto. O lugar agora é de contestação e ocupação de espaços com a perspectiva da cura através afeto para propor uma nova poética sobre as opressões raciais e de gênero que historicamente foram acometidas aos corpos negros e indígenas. Sendo, contradiscursos, estratégias e novas narrativas importantes como uma forma de reivindicação de uma re-existência na sociedade. Cada artista convidada expõe obras entre pintura, fotografia, performance, vídeo-performance, instalação e gravura.

Email para contato: coletivo.alafia@outlook.com

 Imagens: Âmbar e Raquel