
Estudantes da FAV são selecionados para exposição de arte contemporânea
Os estudantes da Faculdade de Artes Visuais, Lívia Chagas e Carlos Mota, foram selecionados entre vinte artistas para expor os seus trabalhos na Potrich Galeria
Texto: Renato Cirino
Os estudantes da Faculdade de Artes Visuais, Lívia Chagas e Carlos Mota, foram selecionados entre 20 artistas para expor os seus trabalhos na Potrich Galeria, localizada no bairro Jardim Goiás, em Goiânia. A seleção das obras ocorreu por meio do edital "POTRICH – 40 ANOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA" lançado em março de 2020 com divulgação do resultado nesse mês de maio.
O corpo, a intimidade e a autobiografia são as influências para a realização do trabalho sem título (da carne) (aquarela sobre papel, díptico de 26x36 cm cada, 2020) da artista visual, Lívia Chagas (22). A estudante que cursa o sétimo período de Artes Visuais - Bacharelado relata que "é um processo complexo na medida em que tento me explicar pra mim mesma e acabo atingindo outras pessoas com essa minha narrativa" e ainda complementa "gosto de ver quando ocorre essa identificação, sinto que minha arte atingiu o objetivo", conta.

Lívia Chagas, 2020
Além das questões do universo pessoal e de autobiografia, a obra sem título (da carne) também é fruto da pesquisa acadêmica da artista que pretende defender o seu TCC sobre o tema. É nesse universo em que se misturam rigor científico e processos de criação artística que é possível "falar do meu recorte, da minha posição e entender as minúcias. quanto mais eu tento mais arte eu produzo", afirma a estudante. Em seu perfil no Instagram, sobre a obra, a autora escreve:
parte de ter um corpo é criar consciência de todas as suas partes. entender como cada cantinho funciona. o que funciona. o que agrega a experiência. o que me faz mal. o que me foi imposto e o que eu escolho diariamente. parte de ter corpo é pensar todas as construções que me atravessam. a cultura que me é imposta. os prazeres que eu posso encontrar nesse corpo. matéria e carne. parte de mim é pura carne exposta sangrando no chão quente do asfalto. outra parte é tessitura da vida cotidiana. parte é todo dia escondida. viver num corpo demanda tempo e disposição. comer bem pra pensar no funcionamento interno. que transfere pro externo. a pele é o maior órgão. vivissimo órgão que me estampa o tempo inteiro. e caminho como quem quer violentar os pensamentos, remexer com os preceitos e pre julgamentos. parte é gordura e parte é afeto. tudo se mistura e as vezes eu perco a consciência de onde começa e termina cada canto. como numa casa. meu corpo me dá possibilidades e é minha principal régua nessa vida.
Já o trabalho do estudante do sexto período de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Mota Morais (23), aborda a relação entre os objetos e ferramentas utilizadas no cotidiano em contextos outros para as quais foram criadas. A obra Sem título (martelos #1;..., 2020) pertence à série "Objeto Sem Cabimento" e é "uma tentativa de ressignificar objetos do cotidiano, ferramentas e mobiliários com o tensionamento de relações entre si, criando situações híbridas de fantasia e estranhamento", escreve o artista.
Apesar do trabalho não estar diretamente vinculado à sua atuação acadêmica, Carlos acredita que tenha sido influenciado por ela, principalmente pela disciplina "Tópicos especiais em teoria e estética na arquitetura e arte", matéria oferecida pela professora do curso, Marcelina Gorni em 2019.

Carlos Mota Morais, 2020
Uma das premissas da Potrich Galeria, como consta no edital, é de incentivar "a profissão aos jovens talentos que almejam um mercado de trabalho criativo e de responsabilidade sociocultural". Portanto, a galeria se torna um espaço seguro para produções artísticas contemporâneas. Para Lívia Chagas, o fato de ter sido selecionada no edital "transfere uma legitimidade pro trabalho, sinto que devo continuar trabalhando", conta.
Em nota publicada em seu perfil do Instagram, a Potrich Galeria convida o público a acessar digitalmente as obras selecionadas bem como os perfis dos artistas. As condições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) não permitiu que a exposição acontecesse da forma previamente programada, possibilitando o acesso presencial somente com agendamento e restrições na quantidade de pessoas.
Leia a nota da Potrich Galeria na íntegra:
Agradecemos aos 20 inscritos do Edital para comemoração dos nossos 40 anos e anunciamos os 5 selecionados: Carol Nolasco, Carlos Mota Morais, Fábio Pedrosa, Lívia Chagas e Ricardo Masi!
Informamos que em virtude da pandemia, convidamos nossos seguidores à visitar a rede social dos artistas, pois que devido ao isolamento social tomamos a decisão de cancelar abertura da mostra para este ano! Postaremos imagens da montagem da exposição em nossas redes sociais e informamos que as visitas serão apenas com agendamento programado!
Esperamos que todos estejam bem e em casa! Obrigada à todos os envolvidos neste projeto e que este momento nos sirva como reflexão para adotarmos meios de produção mais esclarecedores, afetivos e humanitários!
Sobre a Potrich Galeria
A Potrich Galeria, fundada em 1980 e situada desde 1991 no Bairro Jardim Goiás conta com um espaço de 700m² de área composta por salão de exposições (pé direito de 3m), três amplos escritórios, depósitos para acervo, estacionamento, garagens e jardins internos e tem capacidade de receber exposições e obras de grande porte.
A Potrich Galeria estabelece o compromisso com a sociedade de divulgar, promover e valorizar o fazer artístico em mostras e eventos como bazares culturais, shows de música, dança e teatro, palestras, oficinas e, mas principalmente as expressões contemporâneas como fotografias, instalações, grafites, vídeo arte, happenings, arte cinética, design gráfico e ilustrações. Por isso também é referência de espaço institucional de cultura no Estado.
A Potrich tem orgulho de ser uma empresa goiana e incentiva a profissão aos jovens talentos que almejam um mercado de trabalho criativo e de responsabilidade sociocultural!
Saiba mais sobre a Lívia Chagas, Carlos Mota, Potrich Galeria e outras informações derivadas deste texto.
Lívia Chagas
Perfil do Instagram - @liviadapaz
Link para a obra: https://www.instagram.com/p/B9jx_PBnOfO/
Carlos Mota Morais
Perfil do Instagram - @motamoraisc
Perfil do Vimeo - https://vimeo.com/motamorais
Potrich Galeria
Perfil do Instagram: @potrichgaleria
Postagem da nota de divulgação e exposição: https://www.instagram.com/p/B_nPLj_pbm6/
Link para o edital: http://www.potrichgaleria.com/br/edital2020/
Categories: Notícias em destaque Notícias