Bandeirante Bocó - miniatura

Tese de egressa do PPGACV é transformada em ebook

Por Cátia Ana Baldoino da Silva. Em 01/06/20 16:04. Atualizada em 02/06/20 08:27.

O trabalho de Lígia Mara de Carvalho foi publicado pela editora Marca de Fantasia

A tese Bandeirante Bocó: Uma aventura quadrinística nas terras dos Goyazes, de Lígia Mara de Carvalho com orientação do Prof. Edgar Franco, foi publicada como ebook pela editora acadêmica Marca de Fantasia, ligada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. O trabalho, defendido em 2019 no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG, teve como objetivo "criar uma narrativa em forma de Histórias em Quadrinhos que contasse – de maneira criativa e engraçada - as peripécias do Bandeirante Bocó, ou seja, as aventuras de Bartolomeu Bocoeno da Silva, o “Anhanguará”. A pesquisadora utilizou como fontes bibliográficas "as apropriações oficiais e populares do mito do bandeirante; e a coleção quadrinística Pateta Faz História que recriou, a seu modo, as biografias de ilustres personagens históricos".

Bandeirante Bocó - CAPA

A editora Marca de Fantasia, fundada em 1995 por Henrique Magalhães, é a editora acadêmica mais importante da área da pesquisa em Histórias em Quadrinhos no Brasil. Dedica-se também à publicações de trabalhos nas áreas de Artes, Comunicação, Linguística e Cultura Pop (expressões da Indústria Cultural, como séries televisivas, ficção científica, rádio, música popular etc.). Bandeirante Bocó é a segunda tese de egressos do PPGACV publicada no formato livro pela editora; a primeira foi Hiper-realidade e simulacro nos quadrinhos: a fantástica história de Francisco Iwerten, de Ivan Carlo Andrade de Oliveira.

Acesse Bandeirante Bocó, gratuitamente, no site da editora Marca de Fantasia.

Texto: Edgar Franco e Cátia Ana B. da Silva

Imagem da capa: Cláudio Dutra