Filme Sem Retorno de Rosa Berardo

Obra de professora da FAV é selecionada em festival francês de filmes brasileiros

Por Renato Cirino. Em 08/06/20 12:09. Atualizada em 09/06/20 00:04.

O filme Sem Retorno, de Rosa Berardo, compõe a seleção oficial da 22ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris

Texto: Renato Cirino.

O filme longa-metragem Sem Retorno (Sans Retour em francês) da professora dos cursos de Artes Visuais - licenciatura e Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Rosa Berardo, foi selecionado para a 22ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris (22 Festival du Cinéma Brésilen de Paris). Neste ano, o festival que já recebeu filmes como Som ao Redor (2012) de Kléber Mendonça Filho e Beijo no Asfalto (2018) de Murilo Benício, acontecerá exclusivamente na modalidade on-line e com acesso somente aos países do continente europeu no período de 03 a 24 de junho de 2020.

Segundo a sinopse, o filme narra a história de "Pedro um vendedor de aspiradores de pó, tenta desesperadamente pagar suas contas através da venda do produto. Consegue uma oportunidade através de um amigo e sai em busca de sucesso financeiro". O vídeo em longa-metragem possui 80 minutos e tem como inspiração "a dificuldade de nos entregarmos ao amor", escreve Rosa Berardo. Além de assinar e dirigir o filme, Rosa Berardo também adaptou o roteiro a partir de texto do uruguaio Carlos Morelli.

A realização da obra, finalizada em 2019, contou com equipe e atores exclusivamente goianos, com exceção do protagonista, Gustavo Duque, que é mineiro. Dentre as pessoas envolvidas, os estudantes da FAV desempenharam importantes funções na estrutura técnica do produto audiovisual. Gustavo Saboya, estudante de Design Gráfico, assinou a Direção de Arte, os estudantes Isadora Arraes e Eduardo Brito, do curso de Design de Moda, assinaram a Direção de Figurino e o egresso do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), doutor pela UFG, Julio Vann atuou enquanto Assistente de Direção.

Além de ser composto por uma equipe de profissionais goianos, o filme foi todo realizado na Cidade de Goiás e em Goiânia, capital do Estado de Goiás. A produção que contou com leis de incentivo estaduais e nacionais é o exemplo que o cenário do audiovisual goiano tem potência para alcançar populações e eventos cinematográficos em vários continentes.  E o resultado desse processo significa, de acordo com Rosa Berardo, "um grande incentivo" ao se considerar o "momento ruim para a Arte e Cultura [do Brasil] [...] e para o Cinema Brasileiro [que está] parado", complementa.

Outro motivo de orgulho, por parte da realizadora, é poder representar a Faculdade de Artes Visuais e a Universidade Federal de Goiás (UFG) na França e em toda a Europa ao mesmo tempo em que a seleção do filme traz "conforto" nesse momento, finaliza.

Assista ao teaser do filme Sem Retorno (2019) de Rosa Berardo

 

 

Categorias: Notícias em destaque