Miniatura - Banca de Quadrinistas

Programadora Visual da UFG participa de mostra do Itaú Cultural

Por Renato Cirino. Em 21/09/20 12:03. Atualizada em 21/09/20 12:07.

A exposição "Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos" segue até 26/10, de forma virtual, no site da instituição

Cátia Ana Baldoino da Silva, Programadora Visual da Faculdade de Artes Visuais, participa da exposição virtual Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos, realizada pelo Itaú Cultural. A mostra, que este ano acontece virtualmente devido à pandemia, segue até 26/10 no site da instituição. As produções serão disponibilizadas em dois lotes: de 19/09 a 19/10 e de 26/09 a 26/10.
Banca de Quadrinistas
Trecho do quadrinho O Tempo nos Quadrinhos
O trabalho exposto O tempo nos quadrinhos, faz parte do primeiro lote e é resultado da dissertação defendida pela autora em 2019. Desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFG e sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Paula, a pesquisa investigou os processos envolvidos na transmutação do tempo vivido para narrativas gráficas, tendo como objeto de análise a graphic novel Here (1989 e 2014), de Richard McGuire. Este é o único trabalho da exposição que deriva de pesquisa acadêmica.
"Apesar da minha formação em Design Gráfico percebi que nos estudos literários conseguiria abordar melhor a questão da narratividade dos quadrinhos", afirma Cátia Ana. O interesse por pesquisar histórias em quadrinhos vem de sua própria produção, que desenvolve à parte de seu trabalho na UFG. A quadrinista já concorreu duas vezes ao Troféu HQmix (que premia anualmente as melhores produções nacionais), participou de exposições e publicações independentes. Em 2019 ofertou por duas vezes o curso de extensão "Conhecendo e produzindo quadrinhos", primeiramente de forma presencial e num segundo momento à distância, dentro do programa de extensão Arte na Escola - Pólo Goiás.

 

A respeito da exposição, que reuniu apenas trabalhos produzidos por mulheres, Cátia afirma que a produção de histórias em quadrinhos no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas "ainda não há tanta abertura para a produção de mulheres. Idealmente as exposições e eventos não precisariam ser temáticos, mas ainda são necessárias ações como essa do Itaú Cultural para que consigamos espaço neste meio."

 

Além de Cátia Ana participam da mostra as quadrinhistas Ing Lee, Marília Marz, Renata Nolasco, Talessak, Ty Silva, Bruna Bandeira, Leta (Letícia Moreno), Rebeca Prado, Partes (Paloma Barbosa), Carol Ito, Diana Salu, Fefê Torquato, Ju Loyola, Lila Cruz, Alice Pereira, Ana Paloma Silva, Bennê Oliveira, Blenda Furtado e Majane Silveira.

 

Serviço

 

Local: Site Itaú Cultural   (https://bit.ly/32L7tL6)
Quando: 19/09 a 26/10

Categorias: notícias