Desafios da Arte Fanzine

Pesquisador da FAV fala sobre os novos desafios da Arte Fanzine

Por Renato Cirino. Em 19/10/20 18:43. Atualizada em 19/10/20 18:45.

O professor Gazy Andraus, pesquisador na FAV,realiza fala sobre fanzine na 17º edição do CONPEEX

O professor e pesquisador Gazy Andraus, pós-doutorando na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), participará do simpósio temático As Novas Fronteiras da Linguística, Letras e Artes em 22 de outubro, quarta-feira, às 9h no canal oficial da UFG no YouTube. Essa é uma das várias atividades do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONPEEX) 2020.

A mediação será realizada pela professora Rosa Berardo, professora da unidade. A mesa redonda também contará com a fala da professora Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque (UFMT) e mediação da professora Elisandra Moura (CEPAE/UFG).

Sobre os fanzines

Fanzines são produtos culturais, mas acima de tudo “contraculturais”, no sentido de serem à parte de um sistema estabelecido comercial e oficial (chamados de paratópicos por isso); devido à sua natureza ambígua (revista independente de fã, do neologismo fan+magazine) atravessou mais de 90 anos (iniciado em 1929), contestando os padrões sociais e culturais, chegando via fãs de ficção científica (FC) e utilizando-se de tecnologias de impressão – desde o mimeógrafo à fotocopiadoras e impressoras – e se ampliando devido ao punk-rock e quadrinhos, manifesta-se na atualidade como apoio educacional, mas mais que isso e além, como objeto de culto artístico que resiste e existe mantendo acesas as vias por que passam mentes criativas de quem quer escrever, desenhar, montar, resenhar, ilustrar e estampar suas ideias, gostos, contestações e/ou simplesmente àquele que deseja se imprimir como um autor paratópico!

Na área das artes, insurge-se como Art-zines (ou no Brasil, como Artezines), mantendo seu espírito “vintage” de ser publicado com parcos recursos e em papel, com diversos tamanhos e variados temas/assuntos/artes etc...estabelecendo conexão com a cosmogonia hodierna dos tempos de agora. Esta palestra quer apresentar e discutir esta “nova” forma de arte (e a disciplina pertinente a ela, ministrada na Pós da FAV da UFG, por este pesquisador)!

 

Sobre Gazy Andraus (texto fornecido pelo pesquisador)

Pós-graduando pela PPGACV (pós-doutoramento); Doutor pela ECA-USP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP, Pesquisador do Observatório de HQ da USP e ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial; membro dos grupos INTERESPE - Interdisciplinaridade e  Espiritualidade na Educação (PUC/SP) e Criação e Ciberarte (UFG). Publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines; autor de HQs e zines na temática poética.

 

Serviço

Mesa Redonda: Os Novos Desafios da Arte Fanzine – esta arte re-vista!

Palestrantes: Gazy Andraus (FAV/ UFG)

Mediadora: Rosa Maria Berardo (FAV/UFG)

Transmissão: Youtube Oficial da UFG - https://www.youtube.com/watch?v=EzFqC8eXTLM

Data: 22 de outubro de 2020

Horário: 9h

 

 

Fonte: Gazy Andraus e Comunica FAV!

Categorias: NOTÍCIAS Conpeex 2020