
Participe do QUINTAL - Coletivo Experimental do Habitar Político
Projeto de Extensão vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da FAV convida novos membros.
O QUINTAL - Coletivo Experimental do Habitar Político - é um Projeto de Extensão vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Artes Visuais - UFG. O Coletivo foi criado em 2017 a partir da inquietação de alguns estudantes no tocante à relação entre projeto, sujeito, espaço e cidade em interface com a função social do arquiteto e urbanista numa tentativa de aprofundar assuntos e temas para além da sala de aula e com outros sujeitos interlocutores.
O Coletivo se organiza de forma horizontal (sem hierarquias internas) utilizando o diálogo para pensar, organizar e promover suas ações entre seus membros e outros atores. De trabalhos mais técnicos (desenvolvimento de projeto de arquitetura e acompanhamento de canteiro de obra) à explorações mais teórico-experimentais (cine-debates, grupo de estudos e intervenções), o QUINTAL acredita na produção de conhecimento através da interlocução entre teoria e prática.
CineQUINTAL, exibição do filme Parque Oeste (Fabiana Assis, 2018) seguido de debate com a diretora
e a militante Eronilde Nascimento na Vila Cultural Cora Coralina. Fonte: QUINTAL, 2019.
Desse modo, parte-se de um aprofundamento dos debates no que tange à assessoria técnica para que seja possível sua concretização, além do desejo de promover a desconstrução da hierarquia dos saberes técnicos. Uma assessoria técnica que minimize as assimetrias entre os “detentores de saber técnico” e outros participantes que por vezes são “portadores da força de trabalho” e não participam do processo (VILAÇA; CONSTANTE, 2015).
Registro de canteiro de obra da Creche Comunitária Assembleia das Crianças, na Ocupação Alto da Boa Vista
(Ap. de Goiânia - GO), projeto desenvolvido pelo Coletivo. Fonte: QUINTAL, 2020.
Em 2020, a condição pandêmica e de isolamento social, nos fez refletir sobre algumas questões: Como pensar uma ação extensionista coletiva e popular se a presencialidade é inerente à prática? Como atuar em uma dimensão participativa virtual se grande parte dos participantes são privados de acesso a recursos de comunicação? Como manter a proximidade aos agentes externos se a fragilidade social, sanitária e de acesso à sistemas de saúde são realidades imediatas à comunidade? Há extensão sem comunicação? Questões como estas foram sendo construídas na cadência do avanço e da persistência da pandemia. As atividades de extensão promovidas até então pelo QUINTAL e os projetos que estavam em andamento foram completamente afetados assim que decretado as medidas de isolamento social em março de 2020, a nossa atuação precisou passar por um processo de revisão e adaptação.
As ações de assessoria técnica, a princípio, foram as mais afetadas visto que a presença se faz muito importante nos diversos contextos em que temos contato mas, apesar dessa dificuldade, está em andamento um trabalho de assessoria iniciado em plena pandemia para a projetação de um agroindústria familiar para um grupo de famílias que produzem polpas de frutas no Assentamento de Canudos (MST), no município de Guapó (GO). Um processo de projeto de arquitetura participativa com a zona rural utilizando ferramentas de reuniões on-line e materiais produzidos pelo Coletivo para serem discutidos entre a comunidade do Assentamento.
Para além da assessoria técnica, a continuação de uma discussão teórica com os grupos de estudos, agora apelidado de #QUINTALdecasa, foi uma forma de continuarmos próximos em momentos de isolamento. Funcionando de forma aberta, mensalmente é elencado e divulgado um tema em nossa página no Instagram (@quintalufg), disponibilizada uma bibliografia sucinta e encontro para debate de forma virtual na plataforma Google Meet. Outra via virtual de estudo e comunicação encarada pelo Coletivo foi a produção de um podcast disponível no Spotify, potencializando a disponibilidade de nossos assuntos e debates para além do caráter “presencial” do Grupo de Estudos.
Como forma de planejamento das ações do Quintal previstas para 2021 e a continuação das atividades do QUINTAL de forma remota, além do desejo de enriquecer os processos e atividades desenvolvidas com visões e experiências outras que a do grupo já estabelecido dentro do Coletivo, convidamos pessoas interessadas nestas atuações acima descritas, para compor o Coletivo.
Oportunamente, utilizamos este espaço para a divulgação do Regimento Interno do Quintal. Esta publicação permite aos interessados mais informações sobre a organização e as práticas do Coletivo.
Gostaria de fazer parte do Quintal? Clique aqui para acessar o formulário.
Data de início (inscrição): 09/11/2020 - segunda-feira
Data de encerramento: 23/11/2020 - segunda-feira
Onde? Página no Instagram do QUINTAL (@quintalufg)
REFERÊNCIA:
VILAÇA, Ícaro; CONSTANTE, Paula (org.). Usina: entre o projeto e o canteiro. São Paulo: Edições Aurora, 2015. Prefácio: Sérgio Ferro. Disponível em: https://bit.ly/38Dsj2r. Acesso em: 23 out. 2020.
Fonte: Quintal UFG
Categorias: notícias