hqmix-miniatura

Programadora Visual da UFG tem pesquisa premiada

Por Cátia Ana Baldoino da Silva. Em 23/11/20 15:34. Atualizada em 23/11/20 15:58.

Cátia Ana é vencedora do Troféu HQMIX na categoria dissertação

Cátia Ana Baldoino da Silva, servidora técnico-administrativa da Faculdade de Artes Visuais no cargo de Programadora Visual, teve sua dissertação premiada no Troféu HQMIX. Uma das mais tradicionais premiações na área das Histórias em Quadrinhos no Brasil, o Troféu HQMIX foi criado por José Alberto Lovetro (Jal) e João Gualberto Costa (Gual) em 1989. Segundo a comissão organizadora "O objetivo do troféu é divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil. O design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros". Em 2020 a personagem escolhida para o troféu é Radical Chic, de Miguel Paiva.

Troféu HQMIXPáginas HQMIX

Troféu HQMIX 2020 e duas páginas das considerações finais da dissertação de Cátia Ana

Intitulado "O tempo multidimensional nos quadrinhos: um estudo das estratégias narrativas em Here, de Richard Mcguire", o trabalho premiado foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFG e defendido em 2019 com orientação do Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Paula. A pesquisa analisa como se dá o processo de adaptação do tempo para narrativas gráficas e, segundo a autora, "Foi uma experiência interessante fazer essa insterseção entre os quadrinhos e as teorias literárias. Espero que minha pesquisa contribua para um trânsito maior entre as duas áreas, que possuem muitos pontos em comum". A escolha desta linguagem como foco de pesquisa se deu em razão da atuação de Cátia Ana como quadrinista, função que desenvolve à parte de seu trabalho na UFG, desde 2010. Vale ressaltar que as considerações finais do trabalho foram desenvolvidas em forma de histórias em quadrinhos e, nos meses de setembro e outubro deste ano, fizeram parte da Banca de Quadrinhistas | Olhares femininos do Instituto Itaú Cultural.

O anúncio dos vencedores foi realizado antes da divulgação dos vencedores das demais categorias, no dia 06/11/2020, durante o 6º Colóquio do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. No colóquio, realizado de forma virtual, os autores apresentaram seus trabalhos ao público presente na transmissão. Além de Cátia Ana foram premiados também Leandro Carlos Blum pelo TCC "Quadrinhos e Matemática: Algumas possíveis construções usando a imaginação" e Vinicius Rodrigues pela tese de doutorado "Quadrinhos no Rio Grande do Sul: Um momento decisivo. O humor gráfico em debate & as produções de Sampaulo, Santiago e Edgar Vasques na formação de um polissistema".

A dissertação de Cátia Ana está disponível para leitura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG, neste link, e sua apresentação pode ser assistida no canal do youtube do Observatório de Quadrinhos da USP.

Imagens: Cátia Ana

Fontes: Cátia Ana e site Troféu HQmix