Imagem divulgação notícia egressa Iracema

Conheça o trabalho de Iracema Fook

Por Cátia Ana Baldoino da Silva. Em 31/05/21 10:18. Atualizada em 31/05/21 15:00.

A egressa do curso de Artes Visuais - Bacharelado atua como ilustradora e escritora

A Faculdade de Artes Visuais forma anualmente profissionais dos diferentes campos de atuação das Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo. A fim de estimular os discentes e também estabelecer contato com as egressas e egressos da unidade, trazemos rotineiramente notícias a respeito de suas premiações, produção e pesquisa. Hoje vamos conhecer o trabalho de Iracema Fook.

A egressa do curso de Artes Visuais - Bacharelado atua como ilustradora freelancer. Sob o pseudônimo Ira Fook a maranhense, que atualmente reside em São José dos Campos-SP, produz ilustrações para livros, jogos e publicidade, além de realizar commissions para o mercado internacional.

 

Imagem divulgação notícia egressa Iracema Arte Iracema Fook

 

Durante sua graduação Iracema participou do projeto de extensão Girau de Saberes, no qual estudou ilustração botânica e científica. Ainda enquanto discente, realizou mobilidade internacional com bolsa durante 10 meses para o Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, período que, segundo ela "foi muito formativo para a minha vivência artística".

Além dos trabalhos como ilustradora, Iracema desenvolve também suas próprias histórias. O livro Um Conto Sem Liberdade foi escrito durante sete anos e concluído ao ser transformado no Trabalho de Conclusão de Curso da autora. A pesquisa realizada se concentrou no estudo de obras lítero-visuais (escritas e ilustradas pela mesma pessoa), e o produto final foi o livro, que conta com 264 páginas e 17 ilustrações (14 vinhetas em aquarela e 3 ilustrações de página inteira realizadas em pintura à óleo). A história permeia o gênero da literatura fantástica infanto-juvenil, se passando em um universo ficcional criado por Iracema, no qual uma espécie de seres espirituais chamados “etéreos” habitam o mundo. A trama segue uma criança etérea e a forma como sua vida é afetada por um assassinato que ocorre em sua cidade, discutindo temáticas como morte, doença, vulnerabilidade e empoderamento.

Em 2020, durante o evento Comic Con Experience Worlds, realizado de forma virtual, Iracema lançou o livro As Grandes Guerras: Relatos da Dama Kíaron, que é uma prequela de Um Conto Sem Liberdade. Este trata-se de uma narrativa imersiva, que simula o registro de duas guerras que moldaram o mundo como ele se apresenta em Um Conto Sem Liberdade e explicando alguns dos mistérios que o primeiro livro não responde.

 

Imagem divulgação notícia egressa Iracema   Imagem divulgação notícia egressa Iracema
 

 

Seguem abaixo dois trechos dos livros, o primeiro de Um Conto Sem Liberdade e o segundo de As Grandes Guerras.

            Ele me encarou, olhos quase incandescentes contra a noite, e senti que via mais do que havia para ser visto.

            – Venha comigo.

            Fiz que não com a cabeça.

            – Do que você tem medo?

            A escuridão atrás dele parecia expandir-se, infinita.

            – A floresta não gosta de mim – murmurei.

            Ele se aproximou, um pequeno sorriso malicioso nos lábios. Falou baixinho, como quem conta um segredo.

            – A floresta tem medo de mim. – Um calafrio subiu minha espinha. – Ela não vai nos incomodar.

            Encarei-o, incerta. Ele pegou minha mão e me conduziu pela estrada escura.

-----

Não existe mais Cidade Dourada.

Todas as torres e palácios, consumidos em um instante pelas chamas. Eu e Amel observamos de longe os raios choverem sobre a Cidade. Devo admitir ter sentido em meu coração um fiapo do medo que deve ter levado os humanos a se voltarem contra estas divindades.

A batalha não teve sobreviventes. As duas figuras que emergiram das cinzas do Império não podem ser assim chamadas.

Os Príncipes Verdes estão mortos.

Nada resta em seus olhos além de pavor e fúria.

 

Os livros estão à venda no site de Iracema e seus trabalhos podem ser acompanhados em suas redes sociais no Instagram, Twitter e ArtStation.

 

 

Texto e imagens: Ira Fook
Revisão: Comunica FAV!

Categorias: Notícias