
Goiânia faz 88 anos de puro charme e elegância
No dia 24 de outubro de 1933, Pedro Ludovico Teixeira lançava a pedra fundamental no local onde hoje é o bairro de Campinas
Em tempos de pandemia e distanciamento social, fazer aniversário é uma vitória. E ainda comemorar 88 anos de existência? Ah! Definitivamente é um momento digno de celebração. Uma festa no estilo dos goianos e dos goianienses: moss véi! esse trem tá bão dimais.
É com esse espírito que a comunidade da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) expressa sentimentos de muita estima e deseja à cidade de Goiânia, capital de nosso Estado de Goiás, muita saúde, paz, amor e resiliência. Aliás, não somente deseja, mas contribui para que esse anseio seja possível.
Os nossos e nossas futuras designers de Moda trabalharam muito pela saúde da nossa capital nesse cenário pandêmico. Os estudantes e professores produziram milhares de itens de segurança sanitária - máscaras, capotes, aventais - que foram distribuídos gratuitamente entre profissionais que lidaram diretamente no combate ao COVID-19.
Há um notório esforço por parte dos docentes da nossa unidade para garantir mobilidade e paz no trânsito de Goiânia. São arquitetas e arquitetos que desenvolvem projetos de ciclovias, ciclofaixas e de planejamento de vias urbanas visando segurança e qualidade de vida. Nesse sentido, também há um esforço de mestres e alunos no redesenho de espaços públicos por meio do Design de Ambientes visando democratizar o acesso a esses locais.
E por falar em espaços urbanos, há vários cantos e murais de nossa cidade que recebem o amor e a paixão de nossos artistas designers gráficos e bacharéis em arte. É Beco da Codorna, fachada completa de prédios e até algumas manifestações que deram o que falar, como aquela do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Para além disso, esses e essas artistas estão também em muros, portões, quintais e paredes de lares e instituições goianienses.
E, finalmente, a perspectiva de uma cidade que só é possível com cidadãos e cidadãs comprometidas. É nessa toada que trabalham nossos e nossas professoras de Artes Visuais nos espaços de formação dos goianienses. É com pensamento crítico e autonomia que uma cidade isonômica e democrática se sustenta.
Nesse momento parece que nesse texto a FAV é mais citada que Goiânia, a aniversariante. Na verdade, Goiânia é muito mais do que uma cidade com a qual nossa comunidade se relaciona. Ela é a entidade que dá sentido na existência da FAV. Ela é habitar, no infinitivo. E nela, nos habitamos.
Então, para não haver dúvidas sobre o que falamos: feliz aniversário, cidade de Goiânia. Sigamos todos juntos, de mãos dadas e entoando o nosso grandioso hino:
Eei! Goiânia!
Não deu pra segurar a barra
Então eu voltei!
Eei! Goiânia!
Avisa aqueles olhos lindos
Que eu já cheguei
Trecho da música - Rumo à Goiânia de Leandro e Leonardo
Serviços
O que: Aniversário de 88 anos da cidade de Goiânia
Quando: 24 de outubro de 2021
Onde: https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-organiza-programacao-variada-para-o-aniversario-da-capital/
Imagem de capa
Por Adelano Lázaro - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12491103
Categorias: Notícias