
ééé Quero Cafééé
Atrás da garrafa térmica há um ser humano e hoje é dia dele
Hoje, 28 de outubro, é o dia das pessoas que não sobrevivem sem essa bebida escura e cheia de cafeína, os/as servidoras públicas. Nunca antes na história desse país a população pôde perceber a importância desses e dessas profissionais na árdua tarefa de manter a sociedade em funcionamento.
Em todos esses anos nessa indústria vital, essa não é a primeira vez que isso acontece. Para além de todos os/as médicas, os/as enfermeiras, os/as recepcionistas e os/as funcionárias de serviços gerais entre várias outros cargos e funções que garantiram a manutenção da vida durante o cenário tenebroso da pandemia de COVID-19, inúmeras necessidades sociais são atendidas por servidores e servidoras públicas.
É uma rua sinalizada e limpa. É uma praça bem cuidada. É uma correspondência que chega. É uma vigia sem interrupção. É uma enfermidade sanada. É uma mata protegida. É uma árvore plantada. É uma sala limpa. É uma comida na barriga. É uma lição de casa. É uma universidade concluída. Entre todos esses "é"s há muitos outros que, mesmo não percebidos, trabalham arduamente para que tenhamos todos uma vida digna.
Nós, servidores públicos lotados na Faculdade de Artes Visuais, docentes e técnicos-administrativos, saudamos nossos e nossas companheiras que, como nós, pensam no serviço público enquanto vanguarda trabalhista e prestação de serviço por excelência. E, ainda que as condições sejam desfavoráveis para a realização do trabalho, se esforçam para entregar o melhor de si nos cargos para os quais fomos empossados: servir à sociedade.
Dessa forma é importante alertar: longe da imagem dos marajás e pessoas abastadas que vilipendiam o bem e os recursos públicos, a grande maioria dos e das profissionais é constituída por gente com baixos salários e escassas condições de trabalho. Dificilmente uma instituição pública funciona sem que as pessoas realizem funções que estão além daquelas estabelecidas pelo cargo que ocupa.
Por isso, contem conosco para serem servidos ainda que existam contratempos. Em troca, queremos que estejamos juntos exigindo das instâncias e pessoas responsáveis as condições ideais para que não haja impedimentos em uma prestação de serviço de qualidade.
Hoje é dia do/da servidora pública, mas o tempo de reivindicar atenção e qualidade é todos os dias.
Feliz dia, camaradas.
Categories: Notícias festividades