PesquisaFAV

pesquisaFAV | A pedagogia freireana e o enfrentamento à violência de gênero

Por Renato Cirino. Em 28/10/21 19:26. Atualizada em 15/05/23 13:46.

Trabalho de estudantes da FAV selecionado em evento internacional discute visualidades, gênero e educação

O trabalho A pedagogia freireana e o enfrentamento à violência de gênero: mobilizando homens a partir da cultura visual realizado por  Jocy Meneses, mestrando do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG), e Marcus Turíbio, discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais, estudantes da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), será apresentado dia 08 de novembro às 12h20 (horário de Brasília), na conferência de estudantes Os Pensamentos de Paulo Freire na Atual Pesquisa na Educação*, que é realizada no seminário de 100º Aniversário de Paulo Freire: Celebrando seu Legado na Educação organizado pelo Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC) da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O texto produzido sob a orientação da Prof.a Dr.a Carla Luzia de Abreu, docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais e também professora do PPGACV, trata de questões relacionadas ao "pensamento freireano [que] norteia o desenvolvimento de ações educativas junto ao público masculino para o enfrentamento às violências embasadas no gênero" contam Meneses e Turíbio. Ainda aliados à perspectiva freiriana estão imbricados outros conceitos que abordam cultura, visualidades e gênero.

A participação discente em evento de uma das instituições de ensino com maior prestígio no mundo acadêmico para além de potência simbólica, representa resistência no mundo das ordens naturais. A Prof.a Carla aborda essa condição:

abre aspas

Essa apresentação é especial porque forma parte das comemorações que estão ocorrendo em alguns países em torno do centenário de Paulo Freire. Como muitas pessoas sabem, Paulo Freire está entre os autores mais referenciados em todo o mundo e, a grandiosidade de sua produção vem sofrendo ataques contínuos desde o início do atual Governo.

Contudo, não é somente para o universo teórico que os olhares curiosos estão direcionados. Meneses e Turíbio afirmam que "a pesquisa científica acadêmica é uma produção que precisa chegar à comunidade e contribuir para a vida das pessoas" e complementam "nosso projeto é um convite a olhar para as masculinidades percebendo como as lentes das culturas forjam ideais e ideias que repercutem em nossas vidas".

Por isso, a pesquisa de mestrado de Jocy Meneses consiste na proposição de "uma estratégia pedagógica" para criar reflexão e posicionamento crítico por parte de homens. É uma discussão acerca de "visualidades que amparam a perpetuação de violências embasadas no gênero quanto de contravisualidades comprometidas com a desconstrução dessas ideias" conta o pesquisador.

Nesse aspecto, o da práxis e no cerne da formação educacional, Marcus Turíbio em sua pesquisa de Iniciação Científica (IC) comenta que trabalhará com discentes da UFG, especificamente, aqueles que possuem vínculo no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Um dos objetivos é, "contribuir para a construção de currículos, olhares e posturas críticas no ensino de artes visuais", escreve. Turíbio reforça que o foco é  contribuir para "o combate a[sic] violências, físicas e simbólicas, embasadas no gênero" finaliza.

Para além das reflexões oriundas do processo de trabalho estudantil, o texto surge no vínculo institucional entre pós-graduação e graduação e na relação sinérgica entre os respectivos corpus de pesquisa. Essa é uma política que a UFG tem implementado ao longo dos anos envolvendo e criando atividades entre níveis distintos de formação acadêmica. Para Prof.a Carla, orientadora de Meneses e Turíbio, a orientação é "partilhar e compartilhar experiências, em um processo em que todas, todes e todos possam crescer", diz.

A relevância do tema trabalhado no texto "A pedagogia freireana e o enfrentamento à violência de gênero: mobilizando homens a partir da cultura visual", resultante da visão de mundo e da prática acadêmica discente, classificou o texto entre os 21 melhores trabalhos selecionados dentre todos os que foram inscritos no evento. "Isso me enche de orgulho", comemora Prof.a Carla.

Há também outro elemento a ser comemorado, o da resiliência. Diante dos ataques e dos cortes de verba que a educação e a ciência vêm sofrendo nesses últimos anos, a Prof.a Carla é categórica:

abre aspas

[...] a seleção de um trabalho de dois estudantes da FAV, ambos estudantes envolvidos em temáticas emergentes que articulam gênero, sexualidade e visualidades, envolvendo os cursos de pós-graduação em Arte e Cultura Visual e Licenciatura em Artes Visuais, é relevante para a UFG e, também, uma conquista para a Universidade, considerando o cenário atual de medidas restritivas à Educação e às pesquisas científicas de modo geral.

*Tradução livre de: The Thoughts of Paulo Freire in the Current Research in Education Online

Informações adicionais sobre o trabalho

Seminário 100º Aniversário de Paulo Freire: Celebrando seu Legado na Educação: https://clarec.org/freire/

As inscrições podem ser feitas através do link http://clarec-freire.eventbrite.co.uk/

A previsão é de que os grupos nos quais as pesquisas de campo de Jocy e Turíbio serão desenvolvidas sejam formados a partir de novembro de 2021, pessoas com identidades de gênero relacionadas às masculinidades e com interesse em participar podem entrar em contato através dos e-mails jocyjunior@discente.ufg.br ou mvturibio@discente.ufg.br.

pesquisaFAV é uma série textual com foco nos processos de pesquisa do cotidiano da FAV com o objetivo de popularizar a produção científica por meio de linguagem simples e acessível.

Fonte: ComunicaFAV! Texto: Renato Cirino

Categorias: Notícias pesquisaFAV