
FAVoritis | Egressa da FAV é premiada em concurso internacional de jogos eletrônicos
Michelle Santos atuou como game designer, co-roteirista e artista 2D no jogo Wish us luck, vencedor na categoria de Melhor Jogo Mobile no Big Festival 2022

A paixão por jogos e o ímpeto por criar histórias que proporcionam uma infinitude de possibilidades interativas é o que motiva Michelle Santos (32) [currículo], egressa do curso de Design Gráfico da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), a desenvolver narrativas eletrônicas premiadas mundo afora.
Segundo a artista, ela “conta histórias que dialogam com o cotidiano e inquietam o jogador” nos mais variados cenários. É com essa premissa que Wish us luck [descrição do game], jogo interativo da empresa Black Moluska, a partir de um histórico de realismo fantástico aborda temas e desafios cotidianos em uma cidade povoada por personagens diversificados e reais.
O jogo concorreu com games do mundo todo e foi premiado com o primeiro lugar na categoria Melhor Jogo Mobile no Big Festival - o maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina. Michelle acredita que as conquistas no escopo do festival são estímulos para a “criação de jogos fora dos vícios culturais da indústria de jogos, seja no uso de temáticas sociais, inclusivas e diversas, seja na diversidade de seus personagens”.

O evento sediado em São Paulo e realizado no formato híbrido, no modo presencial e à distância, recebeu 538 inscrições e dentre eles 92 foram escolhidos para a competição. Além da premiação de Wish us luck, 48 jurados também indicaram o jogo para a categoria BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade. Sobre essa empreitada e a participação no festival Michelle revela que, para ela,
“o BIG é o maior evento de jogos independentes da América Latina, e foi uma honra concorrer com títulos como Gunstars, Relic Hunters Rebels, Legends of Kingdom Rush e Unpacking.”
Tanto a indicação quanto a premiação são indicativos de que a designer de jogos e co-roteirista de Wish us luck está no caminho certo. Ela expõe que “o processo de criação de um jogo é bem exaustivo, e depois de uma longa jornada como essa, ter seu trabalho reconhecido é muito recompensador”, relata.
O reconhecimento também traz um alento para quem trabalha na área de desenvolvimento de jogos de forma autônoma ou em estúdios de pequeno porte. Para Michelle, há “poucos estúdios produzindo jogos com essa pegada aqui no Brasil”, afirma a egressa da FAV. E arremata dizendo que “quando um jogo desse gênero ganha a categoria de jogos mobiles é um indício que estes jogos podem ganhar mais espaço. Além de ser um reconhecimento de qualidade profissional dentro da área”.

Michelle “Multi” Santos
A designer gráfico Michelle Santos se reconhece enquanto artista 2D, game designer, roteirista para jogos e animações. Contudo, com uma breve checagem em seu perfil na rede social Instagram - @desenha_mi - revela que também é fotógrafa, ilustradora, leitora assídua e uma pessoa intrinsecamente conectada ao mundo das imagens.
Todas essas personas conectam Michelle ao universo da criação de jogos. Nesse sentido, a relação é inspirada em artistas como Edouard Caplain, Karla Ortiz, Alexandria Neonakis, Chrystin Garland entre outras. Já em relação aos jogos eletrônicos as suas referências são de empresas como a Don’t Nod, Inkle, iniciativas independentes como as lideradas por Lucas Pope, Daniel Mullins e os jogos Firewatch, Tacoma e Sillent Hill.
Porém, só talento não é suficiente para acessar e crescer na arena do desenvolvimento de jogos eletrônicos. Michelle, co-fundadora da extinta Funbites Game Studio, conta que iniciativas independentes dependem de um acolhimento da iniciativa privada e do financiamento público por meio de editais e concursos específicos da área. Ela acredita que
“os principais desafios no desenvolvimento de jogos independentes no Brasil [dependem de] postura empreendedora para formar equipes de desenvolvimento, o que acaba sobrecarregando o profissional criativo quando precisa assumir muitas frentes de trabalho para uma pequena empresa de jogos lançar seus títulos.

Outro fator que impacta o mercado de trabalho da área é a condição fornecida por empresas residentes no estrangeiro em detrimento das empresas brasileiras. A designer explica que “à medida que os profissionais se qualificam, eles acabam encontrando oportunidades mais atrativas no exterior”. Para Michelle, incentivos fiscais, diminuição da carga tributária e desburocratização na aquisição de equipamentos do exterior são primordiais para que “empresas brasileiras se mantenham competitivas”, explica.
Perguntada sobre a sua experiência enquanto mulher inserida nesse mercado predominantemente masculino, Michelle deixa evidente que deseja ter “sua voz amplificada e criar experiências significativas”. Ainda que ela afirme que as suas experiências e suas vivências sejam muito específicas:
“como criadora independente, meus desafios são bem diferentes de mulheres inseridas em grandes empresas da indústria criativa”.
Sobre o tema, ela arremata dizendo que "se, de alguma forma, eu representar algo que estimule que mais mulheres entrem na indústria criativa e tecnológica é o produto mais recompensador do meu trabalho”.

Da FAV para a vida
Sagaz e observadora, são duas características que o Prof. Dr. Wagner Bandeira, docente do curso de Design Gráfico, atribui à estudante e atual egressa da instituição, Michelle Santos. O professor alega que
“sempre a percebi como uma pessoa muito séria e uma profissional dedicada, além de, obviamente, bastante criativa. Sem dúvida, é uma profissional que representam com brilhantismo nossa categoria profissional”
O curso de Design Gráfico foi finalizado em 2013, mesmo ano em que Michelle e seus colaboradores fundaram o grupo de desenvolvimento de jogos Funbites Game Studio. E mesmo depois da faculdade, a formação acadêmica foi fundamental para que a artista pudesse sistematizar as bases de conhecimentos que utiliza, ainda hoje,em seus processos criativos.
Na perspectiva da egressa, o “mais importante da formação acadêmica, principalmente numa universidade pública, é a possibilidade de aprender a aprender, ou seja, aprender métodos de pesquisa e produção criativa, não necessariamente aprender o uso de ferramentas técnicas”, aponta.
Ainda assim, na opinião de Michelle, há várias outras disciplinas que não são específicas para jogos, mas que amparam e contribuem na criação das narrativas eletrônicas de entretenimento. Os princípios da Gestalt, web design e fundamentos de desenho “são muito importantes para criação dos assets gráficos, entre outros conhecimentos que podem ser contextualizados na produção de um jogo”, aponta.
Entretanto, ela recomenda aos e às estudantes para não “centralizar demais suas perspectivas de vida na faculdade, e não pegar pilha em nenhum terrorismo psicológico que possam te apresentar”. Michelle complementa
"Sua vida não vai ser definida pelo seu desempenho acadêmico. Pode parecer um papo meio coach, mas a vida é pré-durante-pós FAV. É muito mais importante curtir o percurso do que ficar ansioso com o resultado."
Uma alternativa para transitar entre a vida acadêmica na FAV e o mercado de atuação profissional é buscar contatos com profissionais que já atuam na sua área de interesse. A dica da Michelle, que atua no segmento de jogos há mais de dez anos, consiste em “conversar com profissionais das áreas em que possua interesse para descobrir mais sobre os pontos positivos e negativos”, relata. É uma questão de representatividade, finaliza a artista.

O dia em que a Neve caiu no Cerrado
Não, não há equívoco na escrita do subtítulo desse texto. Contudo, a Neve invocada aqui não está relacionada ao estado sólido da água, mas à narrativa gameficada desenvolvida por Michelle Santos a partir do final de 2021 e disponibilizada publicamente em julho de 2022. O jogo é fruto de incentivo da Lei Aldir Blanc fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás.
O jogo Neve, que pode ser baixado gratuitamente no site www.neve-game.com, consiste na história de Jasmina, capitã da nave Argo, que acorda dentro de uma cápsula de criogenia logo após um pouso forçado no misterioso, perigoso e congelante planeta Lemnos. A sua salvação depende da colaboração entre os dois membros da tripulação, Atalanta e Hiles. As duas são orientadas por Jas, apelido da protagonista, a enfrentar quebra-cabeças e desafios com o objetivo de libertar a capitã e sobreviver neste planeta hostil.
A equipe do game é composta por Michelle Santos - criadora, roteirista e desenvolvedora -, Arlam Carneiro - musicista responsável pela trilha sonora -, Wadson Alvim - assistente de roteiro - e Pedro Henrique César Godoi - assistente de programação. Segundo a criadora, o jogo passará por um processo de refinamento e será lançado comercialmente em 2023.
Outras informações podem ser obtidas no site do jogo por meio do endereço eletrônico: www.neve-game.com

Wish us luck por Michelle Santos
Num típico dia de uma cidade cosmopolita, três estranhos têm seus destinos entrelaçados pelas misteriosas engrenagens do acaso. Uma pequena escolha feita por um deles, pode significar grandes consequências para os demais.
Ao longo deste agitado dia, o jogador terá em suas mãos os desafios e destinos destes personagens.
Wish Us Luck é um jogo mobile de aventura narrativa contada em doze capítulos com múltiplos finais, mais de 250 mil palavras, 1140 ilustrações, mais de 9 horas de gameplay e uma história ramificada onde cada escolha importa.
Em breve o jogo estará disponível para as plataformas Android e IOs.
Trailer: Wish Us Luck - Announcement Reveal Trailer
Explicação do Wish us luck: Wish Us Luck at BIG Festival 2022 - meet the creators

Currículo profissional
Fui co-fundadora do grupo de desenvolvimento de jogos independentes Funbites Game Studio, onde, desde 2013, trabalhei como concept artist, roteirista e game designer.
A Funbites conta com três jogos premiados no Concurso de Desenvolvimentos de Jogos Empreendedores do Sebrae. E lançou os jogos mobile Starving Dead e Pizza Mania - Cheese Moon Chase, disponíveis nas plataformas Android e IOS com mais de 200 mil downloads.
Fui game designer, co-roteirista e artista 2D no jogo Wish Us Luck, desenvolvido pela Black Moluska, e será lançado para Android e IOs. O jogo foi vencedor na categoria de Melhor Jogo Mobile, no Big Festival 2022.
Acabei de lançar jogo Neve, desenvolvido com recursos da Lei Aldir Blanc e disponibilizado gratuitamente para PC no site www.neve-game.com
Também trabalho como concept artist e artista de cenários em produções da Mandra Filmes, como o longa animado Ilha dos Ilús, a série animada O Parque de Adelin que está sendo veiculada na TV Cultura, a série animada Julio e Verne veiculada nos canais NatGeo, TV Brasil, TV Cultura, SBT e a série animada Missão 347 desenvolvida em parceria com o Caolha Filmes.
FAVoritis é uma série voltada para a divulgação de projetos e manifestações artísticas autônomas realizadas por pessoas que pertencem à Comunidade da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG).