miniatura - Paint ZeCesar

Exposição revela gravuras inéditas de docente aposentado da FAV

Por Renato Cirino. Em 19/08/22 08:38. Atualizada em 19/08/22 08:52.

Com visitação gratuita, a exposição "PAINT" do professor e artista ZéCésar conta com gravuras digitais produzidas entre 2018 e 2022

Arte Plena - Casa Galeria
Exposição Paint do artista-professor ZéCésar por Arte Plena - Casa Galeria

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “PAINT” (GRAVURAS INÉDITAS), ZÉCÉSAR

O artista e professor de gerações José César Clímaco, ou apenas ZéCésar, como o próprio se batizou artisticamente, é tido como um dos maiores gravadores do estado, considerando sua atuação dentro e fora da academia (FAV, UFG), onde lecionou por mais de 3 décadas e continua acompanhando um grupo independente de pesquisa – Ateliê Livre de Gravura.

ZéCésar mantem sua produção atualizada em seu ateliê em Goiânia onde desenvolve sua pesquisa plástica, buscando novos suportes e novas formas de aprimoramento do que tem sido seu ofício por toda vida adulta: a gravura. O artista produz em profusão e mantem o fôlego em novas séries, sem esgotar os temas, principalmente o mais recorrente em sua produção, que é o olhar sobre a cidade e suas nuances e possibilidades. As matrizes servem apenas como suporte para uma expressão maior, inspiração renovada a cada viagem do artista; e é através das técnicas tradicionais de gravura, da fotografia, do desenhos, do recorte e da manipulação digital de imagens que ora se complementam, oram se sobrepõem ou apenas são aplicadas como provocações imagéticas, numa ambição infinita e incansável de buscar algo que ainda não existe ou que possa preencher seu lugar de criação, que também tem espaço para o artista músico e o artista mestre e diletante.

Para essa exposição de gravuras digitais (impressão em fine art), o artista, em parceria com a galeria, fez um recorte de sua produção entre 2018 e 2022, com trabalhos inéditos em dimensões variadas. ZéCésar define essa série: “Entendo gravura digital como sendo aquela concebida, elaborada e realizada por meios digitais, ou seja, dito de maneira sucinta, realizada no computador. No presente caso, minhas gravuras foram realizadas no programa Paint, um dos programas mais primários de criação ou tratamento de imagens, mas que explorado a fundo permite alcançar resultados bastante gratificantes. Algumas vezes recorro a outro programa – o Microsoft Office Picture Manager – apenas para pequenas alterações de cores ou tonalidades”. Do trabalho de escanear desenhos a lápis ou caneta sobre papel e a ferramenta digital que usar para retrabalhar esses originas e também a tradução da palavra que sugere o gesto de pintar, surgiu o título da exposição “Paint”.

A exposição conta com cerca de 35 trabalhos do artista e fica aberta ao público para visitação gratuita de 23 de Agosto até 24 de Setembro de 2022, na Arte Plena Casa Galeria, fazendo parte da programação de aniversário de 15 anos da Arte Plena, que segue até 2023.

adicionar imagem
Exposição Paint ocorrerá a partir do dia 23/08

Serviços

O que: EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “PAINT” (GRAVURAS INÉDITAS), DE ZÉCÉSAR
Quando: 23/AGOSTO/22 – DAS 18 ÀS 22H (abertura) | 24/AGOSTO A 24 DE SETEMBRO, 2022 (visitação gratuita)
Onde: ARTE PLENA CASA GALERIA – RUA 89, N. 546, SETOR SUL, GOIÂNIA-GO

Créditos

Com informações de Arte Plena - Casa Galeria | 62 98414-9617 | Instagram: @arteplena.casagaleria

Fonte: Arte Plena - Casa Galeria

Categorias: Notícias exposição Gravura Notícias FAV