
Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá
A exposição terá início em 19 de setembro de 2022 e acontecerá em plataforma digital
Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá é uma exposição digital que apresenta características e artefatos dos vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá, habitantes imemoriais das margens do Rio Araguaia cuja população aldeada de cerca de 4 mil pessoas está distribuída em 27 aldeias que se estendem pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Sua vasta produção material inclui técnicas de construção de casas, produção de cestarias, adornos, plumárias, vestimentas e as conhecidas bonecas de cerâmica ritxòkò (registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O projeto reúne uma equipe multidisciplinar de pessoas indígenas e não indígenas que trabalharam colaborativamente na sua elaboração e execução. Trata-se de uma ação de extensão universitária promovida pelo Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/CNPq) em parceria com o Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga (MUZA/GO). A ação tem o patrocínio do RE-FARM CRIA 2022, um edital do Instituto Precisa Ser e da marca de moda Farm.
A plataforma digital Wix abriga a exposição que será inaugurada no dia 19 de setembro de 2022, durante a Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Para saber mais sobre os sentidos e significados dos Ixitkydkỹ — palavra na língua inỹribè para os modos de vestir e adornar o corpo —, acesse o site da exposição e se impressione com a rica tradição vestimentar Inỹ Karajá.

Serviços
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Título da exposição: Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá
Inauguração: 19/09/2022
Acesso: www.vestiresmulheresinykaraja.com
Promoção: Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/CNPq) e Museu Professor Zoroastro Artiaga (MUZA/GO)
Patrocínio: chamada RE-FARM CRIA 2022 — ofertada pelo Instituto Ser e a marca de roupas FARM.
Curadoria: Waxiaki Karajá, Tuinaki Koixaru Karajá, Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça, Bárbara Freire Ribeiro Rocha e Rita Morais de Andrade.
Source: indumenta.br
Categories: Notícias karajá Moda Indígenas Notícias FAV