Nota de repúdio
Patrimônios materiais e imateriais foram vilipendiados em ações anti-democráticas ocorridas em Brasília (DF) em dia de terror e violência
A Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) manifesta total repúdio contra os atos de perversidade e terrorismo acometido por golpistas e vândalos nas respectivas sedes dos Três Poderes no dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília-DF. O inconformismo brutal desses terroristas é incompatível com o Estado Democrático de Direito sendo que a agressão às instituições públicas, a saber, Executivo, Legislativo e Judiciário, é um ataque direto à democracia e à soberania popular. Essa postura é inaceitável.
Esse golpe perpetrado contra a democracia é um gesto desprezível e fulminante contra a cultura do povo brasileiro. As imensas janelas de vidro e o concreto que dão vida às linhas e curvas de Oscar Niemeyer, tanto no Palácio do Planalto quanto no Congresso Nacional, em vez de transparência e força, foram palcos de obscurantismo e barbárie. Obras que são fruto de uma arquitetura que deveria acolher dissensos e consensos foi a arena para o evento mais grave e disruptivo desde a redemocratização brasileira.
Não existe história sem arte. A investida impiedosa realizada por criminosos contra as obras artísticas dispostas nos palácios, originadas por manifestações poéticas de mulheres e homens, é uma tentativa de obliteração da diversidade da cultura brasileira e do apagamento no vínculo com povos de todos os hemisférios. É ação de gente abjeta que ultraja a memória do Brasil.
Enquanto uma instituição pública de ensino superior nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura -, Design - Ambientes, Gráfico e Moda -, a FAV/UFG exige a apuração dos atentados aos poderes da República bem como a apuração dos danos ao patrimônio público e cultural com responsabilização e punição com todo rigor da lei.
Goiânia, 09 de janeiro de 2023
202º da Independência e 135º da República
Faculdade de Artes Visuais
Universidade Federal de Goiás
Categorias: Notícias nota de repúdio golpistas golpe Notícias FAV