Miniatura - Licanarquia - Edgar Franco

Professor da FAV ganha prêmio nacional

Por Renato Cirino. Em 20/01/23 13:24. Atualizada em 30/05/23 16:21.

LICANARQUIA, obra de Ciberpaje (Edgar Franco), é uma das vencedoras do "Prêmio CMM da HQ Independente 2023"

Banner Licanarquia
Divulgação — Imagem: Edgar Franco

O álbum em quadrinhos Licanarquia, com roteiro do Ciberpajé (Edgar Franco - professor da FAV/UFG), e desenhos de Toninho Lima, lançado pela editora Atomic em 2022 a partir de uma campanha de sucesso no Catarse que contou com 265 apoiadores, é um dos vencedores do PRÊMIO CANAL MILHAS E MILHAS DA HQ INDEPENDENTE 2023.

Licanarquia é fruto das pesquisas de Edgar Franco no contexto do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, que ele coordena na FAV/UFG, sua concepção envolveu investigações pioneiras com processos criativos inspirados em experiências com enteógenos e utilização de redes neurais computacionais na colorização da obra.

A premiação, que acontece há 3 anos, indicou 20 histórias em quadrinhos independentes de destaque lançadas em 2022 e resenhou-as em vídeos do canal. A cerimônia de premiação final aconteceu no dia 18 de janeiro de 2023 em uma live no canal, na qual foram premiadas as 3 HQs consideradas as melhores de 2022, sendo elas: Penitente, Hobin Rude e Licanarquia.

Em vídeo o Ciberpajé (Edgar Franco) agradece ao Canal Milhas e Milhas pela premiação e a todos os envolvidos na criação de Licanarquia, com destaque para seu parceiro criativo Toninho Lima e Marcos Freitas da Editora Atomic. Também aos apoiadores do projeto. Ao final mostra brevemente o projeto gráfico de Licanarquia e das outras publicações que compuseram o pacote dos apoiadores. Confira o vídeo: https://youtu.be/nuYOvgm2SVw

Confira também a live completa do PRÊMIO CANAL MILHAS E MILHAS DA HQ INDEPENDENTE 2023 no link: https://www.youtube.com/watch?v=ssCve38uRbc

Divulgação das redes sociais
Divulgação.

 

Fonte: Edgar Franco

Categorias: Prêmio História em Quadrinhos Edgar Franco Notícias FAV