miniatura gamejam goiana 2023

Estudantes da FAV são premiadas na 11ª Gamejam Goiana

Por Renato Cirino. Em 16/05/23 14:09. Atualizada em 16/05/23 15:59.

Projeto de Anna Gabriela Alves e Luísa Freitas recebeu três prêmios em evento regional de competição de jogos

Melhor jogo na 11a Gamejam Goiana
Geydon dos Santos (esq.), Anna Gabriela Alves e Luísa Freitas (dir.) — Foto: arquivo pessoal

No dia 08/05, as estudantes do 7º período do curso de Design Gráfico, Anna Gabriela (26), Luísa Freitas (23) e o discente do curso de Engenharia de Software na faculdade Senai Fatesg, Geydson Santos (18), receberam a premiação de primeiro lugar em três categorias na 11ª Gamejam Goiana com o jogo Intertempus. Foram eles: melhor jogo, melhor Arte Gráfica e melhor Arte Sonora. Questionada sobre a conquista, Luísa conta: “isso [o prêmio] de alguma forma reforça as decisões que tomei em minha vida. As decisões de cursar o que eu amo, de fazer o TCC da área que eu mais me divirto”.

Contudo, a satisfação de participar do evento não está relacionada somente com a premiação. Pela natureza do desafio, os/as participantes tiveram que desenvolver um jogo inédito em apenas 74 horas. E, para dificultar, o game, obrigatoriamente, teve que ser desenvolvido a partir do tema delivery.

Para superar os obstáculos, a discente Anna Gabriela explica a estratégia vitoriosa da equipe, “o nosso objetivo principal foi desenvolver um jogo o mais criativo possível dentro do tema proposto, tentamos sair da ideia de caixas e entregadores que seria o caminho mais fácil para abordar o tema delivery”.

O prazo curto para a realização do projeto não foi um problema, ao menos para Luísa. Ela relata que gostou da “ideia de ficar 3 dias trabalhando sem parar no mesmo projeto”. A futura designer ainda complementa:

"A gente fica tão focada em terminar o trabalho, que mal sente o cansaço durante os dias de evento. Conheci muitas pessoas apaixonadas por jogos, e é muito bom poder ter esse contato aqui em Goiânia”, finaliza a discente.

Troféu e medalha da 11a Gamejam Goiana
Trófeu de melhor Jogo e melhor Arte Gráfica — Foto: arquivo pessoal

Além de estabelecer relações com outras e outros desenvolvedores de jogos na capital goiana, Anna Gabriela aponta a vantagem acadêmica de eventos como o Gamejam. Ela escreve:

Nós participamos com o intuito de aprender mais sobre uma área que estamos abordando no nosso TCC, e saímos dessa experiência tendo uma visão mais ampla e muito mais rica de como vamos desenvolver esse último projeto tão importante pra (sic.) nossa formação. Durante o evento aprendemos muito sobre Game Design, outras áreas envolvidas e sobre a presença forte da comunidade de jogos aqui em Goiânia"

Anna Gabriela Alves
Anna Gabriela Alves, estudante do 7º período do curso de Design Gráfico — Foto: arquivo pessoal

A síntese dessa experiência deu origem ao jogo Intertempus. Ele tem como premissa a relação entre tempo, espaço, alquimia e emoções. Anna Gabriela expõe que “o jogo se encaixava no gênero das Visual Novels e se tratava de uma loja de poções que fazia entregas por meio de uma cápsula do tempo, com o intuito de modificar uma memória que um personagem gostaria de mudar”. Luísa acrescenta dizendo que tudo acontece “enquanto [o/a jogadora] conhece e descobre histórias profundas e personagens cativantes ao longo da jornada”

Interface do jogo Intertempus
Interface do jogo Intertempus — Imagem: arquivo pessoal

Para o coordenador do curso de Design Gráfico (FAV/UFG), Flávio Gomes, a premiação das estudantes, apesar de ser importante para elas, deve ser “considerada [também] uma conquista do Curso de Design Gráfico da FAV e também da universidade” já que o incentivo e o trabalho docente “vem contribuindo para a formação dos estudantes [que] se destacam quando participam de eventos”, conclui o docente.

Ainda nesse mesmo sentido, o coordenador enfatiza a importância da formação acadêmica no processo de atuação prática. Ele detalha:

“Acreditamos que o conhecimento técnico, principalmente na parte de ilustração, produção de jogos, animação dentre outros, adquiridos nas disciplinas do curso, foram importantes para a consolidação da proposta que as estudantes apresentaram”.

Ao ser questionado sobre a atuação das alunas, Flávio pondera: “Luísa e Anna Gabriela são extremamente dedicadas e sempre tentam apresentar trabalhos que vão além do que os professores solicitam nas disciplinas”. E finaliza: “nesse sentido, o impacto de um prêmio como este é muito importante para solidificar o reconhecimento do trabalho delas bem como fortalecer as bases pedagógicas do curso [Design Gráfico]”.

O colega de equipe, Geydson Santos também elogiou o trabalho e a parceria com as estudantes da FAV. Ganhador do prêmio de melhor Arte Sonora, ele ressaltou que a premiação de melhor jogo só foi possível por uma conjunção de fatores. Geydson escreve que agarrou

“a oportunidade [de fazer o jogo e competir pelo prêmio] mesmo não sabendo compor trilha sonora, [que é o sonho dele]. Isso, aliado às habilidades artísticas das minhas colegas [Anna e Luísa] é que fomos capazes de produzir o melhor jogo da Gamejam.”, conclui o desenvolvedor.

Geydson dos Santos
Geydson dos Santos, estudante da Faculdade SENAI FATESG — Foto: arquivo pessoal

A atuação em eventos dessa natureza é importante para aproximar teoria e prática, principalmente do cotidiano do mercado de trabalho. Nesse aspecto, Luísa e Anna Gabriela dão dicas e incentivam a comunidade da FAV a participar de desafios como a Gamejam. Luísa sugere: “leiam muito muito muito (sic.), e participem de eventos que tem (sic.) pessoas apaixonadas pelas mesmas coisas que vocês” e Anna adiciona, “é uma oportunidade de conhecer mais, aprender muito e conhecer muita gente que já trabalha com isso”, arremata a discente.

Luísa Freitas
Luísa Freitas, estudante do 7º período do curso de Design Gráfico — Foto: arquivo pessoal

Sobre a Gamejam

O evento goiano de 2023, uma edição regional da Gamejam internacional que tem como missão “empoderar todos indivíduos ao redor do mundo a aprender, a experimentar e criar jogos coletivamente em um ambiente receptivo e seguro”, foi organizado pela Comunidade StartUp-GO e do Grupo Regional GameDev-GO.

No site dos realizadores a gamejam é definida enquanto uma “maratona de desenvolvimento de jogos” e consiste no desafio de se produzir um jogo, totalmente novo, em apenas três dias. No caso da 11ª edição, o tema escolhido foi “delivery”.

Do ponto de vista acadêmico, Flávio Gomes destaca a importância desse tipo de evento:

“A participação neste tipo de evento é importante para os estudantes pois eles podem experimentar um ambiente de tomada de decisões rápidas e se posicionarem no mercado de trabalho, ampliando suas áreas de atuação e promovendo um network que é muito bom para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos”.

Troféu e medalha da 11a Gamejam Goiana
Medalha de melhor Arte Gráfica — Foto: arquivo pessoal

Trailer de Intertempus


Perfis nas redes sociais

Anna Gabriela Alves: @raineanny
Luísa Freitas: @luisacaffrei

Categorias: Notícias Notícias FAV destaque Gamejam Goiana design gráfico Premiações