miniatura - juazeiro das candeias - elinaldo

Professor da FAV lança o livro Juazeiro das Candeias

Por Renato Cirino. Em 29/05/23 18:50. Atualizada em 30/05/23 16:30.

"Juazeiro das Candeias" nasceu da pesquisa pós-doutorado e está disponível online

A festa de Nossa Senhora das Candeias é o tema da pesquisa de pós-doutorado do professor Elinaldo Meira, do curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG). A pesquisa foi realizada junto ao programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no ano de 2019, e contou com supervisão da Profa. Maria Érica de Oliveira Lima, docente no PPGCOM/UFC, e co-autora do livro. A obra reúne fotos autorais e textos em colaboração com docentes de universidades brasileiras e estrangeiras. A edição é bilíngue, está disponível para leitura, no formato flipbook.

A Festa das Candeias é realizada na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, e reúne romarias vindos do próprio estado, e especialmente de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco, mas também de outros lugares do Brasil, de onde nordestinos viajam até Juazeiro do Norte para as comemorações. A obra não se limitou ao ambiente festivo religioso, que por si só é bastante eclético, mas também trata dos outros lugares que compõem os dias da festa das Candeias. A palavra "candeia" diz respeito às lamparinas, às velas muito presentes nas procissões nos dias festivos.

Juazeiro das Candeias contou com o apoio editorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Está disponível para acesso gratuito no linK: https://www.flipbookpdf.net/web/site/fc17c0379df1d9046d722575503604af9cb85c84FBP28176803.pdf.html

Fonte: Elinaldo Meira

Categorias: Notícias FAV lançamento Livro Elinaldo Meira