miniatura-atelie-aberto-genor

Ateliê Aberto: desenho e processos de criação

Por Renato Cirino. Em 14/06/23 14:50. Atualizada em 15/06/23 17:01.

Projeto de ensino Atelie de Desenho da FAV convida o artista Genor Sales para uma conversa aberta sobre desenho, aquarela e processos de criação

Genor Sales
Genor Sales, discente e artista residente no Serão Negro Ateliê e Escola de Artes — Foto: arquivo pessoal

“Ateliê Aberto: desenho e processos de criação”, coordenado pelo artista e professor Glayson Arcanjo (FAV-UFG), é uma atividade ligada ao Ateliê de Desenho da FAV e tem como propósito convidar artistas, pesquisadores e professores para conversar sobre Desenho, abrindo espaços frutíferos para diálogos com o público presente, possibilitando a visualização de práticas e processos de criação em artes e como elas se configuram em pesquisas artísticas.

Para esta edição, que acontece na Galeria da FAV e será a primeira de 2023, convidamos Genor Sales, artista residente no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, estudante do curso Artes Visuais Licenciatura da FAV, pesquisador musical e DJ na cena cultural goianiense.

No encontro, que é aberto a estudantes e demais pessoas da UFG e comunidade externa, Genor abordará as etapas iniciais da pesquisa intitulada “Peixe fora D'água" e apresentará ao público presente os desenhos iniciais feitos em papéis pardos (Kraft), o modo como foi testando outros papéis para uso no desenho e a maneira como vem se utilizando de outras técnicas e materiais, com a xilogravura e a aquarela. O artista mostrará ainda dois livros que são importantes referências para aprofundamento da pesquisa, que se dá por meio de dois eixos principais; a literatura marginal de Sérgio Vaz e as crônicas urbanas de Cidinha da Silva e que para ele são dois pilares fundamentais para abordar questões sociais, raciais e alimentares por meio de sua pesquisa artística.

Durante o encontro, Sales mostrará ainda um caderno de artista, com desenhos e ideias inicialmente esboçadas e que auxiliam a organização do seu pensamento para a construção de obras já realizadas e outras que ainda estão em andamento.

Cabe lembrar que Genor Sales participa da exposição “Sementes Sertanejas”, ao lado de outros 14 artistas residentes do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. Na exposição “Sementes Sertanejas” (aberta ao público até dia 30 de junho, na Galeria da FAV), estão expostas duas obras, que ao todo irão compor uma série de dez aquarelas, e que, segundo o próprio artista, “faz relação com este corpo que transita pela cidade e sofre de alguns preconceitos, acessos e estruturas de uma cidade metropolitana como Goiânia, como o transporte público, a violência policial, o peso da justiça e o fardo desse peixe fora d'agua, de não se encaixar nesses ambientes que lhe são impostos”.

Sobre o artista

Natural de Goiânia, Genor Sales é graduando em Artes Visuais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás, é pesquisador musical e atua como DJ na cena cultural goianiense desde 2018. É integrante do Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença (FIC-UFG) e através da vivência periférica desenvolve pesquisa utilizando a subjetividade do peixe fora d’água para discutir problemas sociais e raciais. Em 2022 foi selecionado para a Pemba - Residência Preta (SESC BRASIL) e neste mesmo ano iniciou residência artística no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes.

Genor Sales no ateliê
Produção de Genor — Foto: Glayson Arcanjo

Serviços

O que: Ateliê Aberto: desenho e processos de criação
Quando: 16/06/2023 as 10h
Onde: Galeria da FAV

Entrada gratuita para todos os públicos

Organização

Projeto de Ensino Ateliê de Desenho da FAV
Coordenação: Prof. Glayson Arcanjo de Sampaio
Parceiros: Galeria da FAV e Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes

Fonte: Glayson Arcanjo com diagramação de Renato Cirino | Comunica FAV

Categorias: Notícias FAV exposição Sertão Negro Genor Sales Galeria da FAV