
I Simpósio de pesquisa em arte e cultura visual - PPGACV
O I Simpósio de Pesquisa em Arte e Cultura Visual foi pensado a partir da ideia de um encontro de partilha das pesquisas dos docentes convidados com os discentes do PPGACV e dos demais Programas de Pós-Graduação da UFG. Realizado entre os dias 03 e 07/07/2023, no auditório da Faculdade de Artes Visuais - UFG, o evento contará com a seguinte programação:
Dia 03/07 - 14h-15h30 : Profa. Dra. Ema Cláudia Ribeiro Pires [Professora Visitante da Universidade Federal de Goiás]
Dia 04/07 - 14h-15h30: Prof. Dr. Roberto Abdala Junior [PPGH - UFG]
Dia 05/07 - 14h-15h30: Prof. Dr. João Dantas dos Anjos Neto [PPGACV - UFG]
Dia 06/07 - 14h-15h30: Prof. Dr. Elinaldo da Silva Meira [ PPGACV - UFG]
Dia 07/07 - 14h-15h30: Profa. Dra. Maria Bethânia Barbosa Albuquerque [PPGE - UEPA]
Contamos com a presença de vocês todas, todos e todes!
Sobre os palestrantes
Profa. Dra. Ema Cláudia Ribeiro Pires [Professora Visitante da Universidade Federal de Goiás]: Antropóloga. Professora Visitante na Universidade Federal de Goiás, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Antropologia Social e Performances Culturais. Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia/Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. É Doutorada em Antropologia (ISCTE–IUL, 2012), com a tese “Paraísos Desfocados: Nostalgia Empacotada e Conexões Coloniais em Malaca”. É mestre em Sociologia (Universidade de Évora, 2002) e licenciada em Antropologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998). Entre os seus interesses de pesquisa, salientam-se os processos de descolonização de patrimónios culturais, apropriação social de espaços, antropologia do colonialismo, processos de patrimonialização e turistificação, subalternidades e ruralidades. Tem realizado pesquisa em contextos europeus e asiáticos.
Prof. Dr. Roberto Abdala Junior [PPGH - UFG]: Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2009), com pesquisa sobre memória social, cultura e história do Brasil na segunda metade do século XX, privilegiando a teleficção como fonte histórica e as memórias da ditadura empresarial-militar brasileira como objeto. Graduado em História (2001), é mestre em Educação (2003) pela UFMG, quando desenvolveu pesquisa sobre processos de construção de conhecimentos históricos mediados por filmes. Professor da Faculdade de História (FH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), leciona na graduação em História e nos Programas de Pós-Graduação em História e em Performances Culturais (Faculdade de Ciências Sociais ? FCS/UFG). Suas pesquisas estão no campo da Didática da História, privilegiando as relações entre narrativas audiovisuais e história/História, com ênfase nas performances culturais operadas pela linguagem. Atualmente é colaborador junto ao GUMELAB do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Livre de Berlim ( https://www.gumelab.net/index.html) e um dos coordenadores do Núcleo de Estudos de Usos Públicos da História.
Prof. Dr. João Dantas dos Anjos Neto [PPGACV - UFG]: Possui Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto - UPORTO (Bolsas Capes e CNPq). Mestrando em Antropologia pela Universidade de Brasilia ? UNB e Mestre em Administração. Atualmente Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/FAV - UFG/Campus Goiânia). Membro Permanente da Associação Brasileira de Antropologia - ABA e Sócio Permanente da Associação Portuguesa de Antropologia - APA. Foi Professor Decano da Universidade Federal de Sergipe- UFS por onze anos, onde foi Coordenador de Curso e Chefe de Departamento. Possuiu pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe- FAPITEC - SE. Coordena Pesquisa nas áreas de Antropologia do Corpo, Culturas Urbanas, Processos Identitários. Para tanto utiliza-se dos métodos da Antropologia. Bem como, a relação da Antropologia do corpo no universo da Arte, Política e no campo da mitologia ocidental.
Prof. Dr. Elinaldo da Silva Meira [ PPGACV - UFG]: ELINALDO MEIRA. Professor na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Coordenador de Estágio Supervisionado da Licenciatura em Artes Visuais FAV/UFG (2021/2023); coordenador do núcleo Artes Visuais, no subprojeto Artes do PIBID/UFG (2022/23). Membro do conselho gestor da Galeria da FAV/UFG. Docente membro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, na linha B: Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Arte-educomunicador. Foi docente na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado na disciplina de Linguagem Fotográfica, e na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação onde lecionou Cultura Brasileira e Estética em disciplinas de eixo comum para os cursos de bacharelado e licenciatura. Desde 2012 é avaliador do Conselho Estadual de Educação de São Paulo para avaliação de Cursos de Graduação - Ensino Superior, para as áreas de Artes, Comunicação e Letras. Em 2015 concluiu os livros: Lugares de passagem: fotografias (Editora BlueCom), Notas sobre monóculos fotográficos de meio quadro (editora PerSe); Um certo Dito: caipira (Editora Paulus). Com a neurocientista e Profa. Dra. Carmem Gottfried colaborou e participou da mostra multidisciplinar Tramas: diálogo entre arte e neurociência, organizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com posterior edição na University of Central Lancashire, UCLan.
Profa. Dra. Maria Bethânia Barbosa Albuquerque [PPGE - UEPA]: Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) com Pós-Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Vice Coordenadora do Grupo de História da Educação na Amazônia (GHEDA). Trabalha na área da filosofia e história da educação; interessa-se pelas temáticas: história cultural e educação; Práticas religiosas e educação na Amazônia; Ayahuasca, Santo Daime e Educação; Práticas de alimentação e sociabilidades; Epistemologia e processos educativos não escolares.
Fonte: Coordenadoria do PPGACV - FAV/UFG
Categorias: Notícias FAV Simpósio de Pesquisa em Arte e Cultura Visual PPGACV Pesquisa Acadêmica