thumnail opiniao Elinaldo Meira.png

Dos Brasis, arte e pensamento negro com participação de ex-estudantes da FAV

Por Edvaldo Pontes. Em 07/08/23 16:48. Atualizada em 07/08/23 18:41.

Egresso e egressas da FAV, integram histórica mostra de artes visuais com abertura no SESC Belenzinho em São Paulo

No dia 2 de agosto, no SESC Belenzinho, na cidade de São Paulo, foi aberta a mostra de artes visuais Dos Brasis, evento e marco histórico, ao reunir obras de 240 artistas negros de todos estados brasileiros, de variadas gerações, organizada em múltiplas linguagens, e com curadoria de Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos. A mostra coloca em cena produções que vão do século 18 à contemporaneidade.

Dentre os e as artistas que compõem Dos Brasis, três são pessoas egressas, em momentos distintos, do curso de Artes Visuais da UFG (Dalton Paula, Lucélia Maciel e Òkun), e uma egressa do curso de Arquitetura e Urbanisno (Hariel Revignet). Dalton Paula,  nascido em 1982 em Brasília,  é reconhecido artista, e com importantes exposições nos circuitos nacional e internacional; mora e trabalha em Goiânia e, ao lado de sua companheira Ceiça Ferreira, criaram e coordenam a escola-ateliê Sertão Negro. Dalton Paula se integra à mostra Do Brasis com um trabalho realizado em 2014 (sem título, óleo sobre tela). No repertório do artista figura o corpo negro em diáspora e seus ritos e rituais; dentre as obras de Dalton, notabilizam-se os retratos de pessoas negras em que propõe uma revisão da historiografia branca e elitista.

Òkun, nascida em Goiânia no ano 2000, e de uma geração bem posterior à de Dalton, de egressos da FAV, participa em Dos Brasis, com a obra Sentinela, produção do ano de 2022, realizada em óleo sobre tela, tinta acrílica e colagem de búzios.  Hariel Revignet (nascida em 1995) formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAV, participa com o trabalho Omawebena, de 2021.

A artista Lucélia Maciel, também egressa do curso de Artes Visuais da FAV, nasceu em 1979, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. É assistente de arte no ateliê-escola Sertão Negro. Em 2022 foi premiada pelo Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás e, em 2023 foi selecionada pelo Instituto Inclusartiz, da cidade do Rio de Janeiro, para ações de pesquisa e residência artística. Em Dos Brasil Lucélia participa com a instalação intitulada Torrão, composta por 21 peças. O foco de suas pesquisas em arte tem se centrado na produção poética de lamparinas nas quais explora, por meio de metáforas, questões étnicas, sociais e de gênero.

 

 

Serviço: 

Mostra Dos Brasis: arte e pensamento negro

Data: 2 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024

Local: Sesc Belenzinho, São Paulo/SP

R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03303-000

Horário: 09 às 21h, de terça-feira a domingo

Entrada: grátis

 

Mais informações:

https://www.sesc.com.br/atuacoes/cultura/artes-visuais/dos-brasis/

Fonte: Elinaldo Meira

Categorias: noticia fav Notícias FAV