miniatura - alex - ensinarte

EnsinArte | Quais músicas os estudantes da FAV escutam?

Por Renato Cirino. Em 25/08/23 15:34. Atualizada em 28/08/23 18:13.

Projeto de Alex Silva dos Santos, graduando do curso de Artes Visuais - Licenciatura, revela a diversidade da cultura musical dos alunos da instituição

Banner de promoção do projeto — Foto: arquivo pessoal

Concebida em uma aula da disciplina de Laboratório de Produção Artística 2, a ideia de Alex surgiu de uma conversa durante a aula da professora Noeli Batista dos Santos. Na ocasião, discutiu-se como a Faculdade de Artes Visuais (FAV) é um lugar plural, e como, certamente, a personalidade de vários dos alunos estaria refletida na música que escutam todos os dias.

Pensando nisso, a pesquisa de Alex se iniciou ainda no primeiro semestre letivo de 2022, e consistia em abordar os estudantes nos corredores do prédio e questioná-los a respeito de qual música era sua favorita, ou qual estariam ouvindo no momento da pergunta. Uma vez revelada uma dessas informações, a pessoa inquirida poderia adicionar a referida música à playlist criada pelo graduando.

Cartazes do projeto foram fixados pela FAV — Foto: arquivo pessoal
Montagem do material de divulgação — Foto: arquivo pessoal

Atualmente, a lista totaliza 147 músicas totalizando mais de 9 horas dos mais diversos tipos e estilos de obras (clique aqui para acessar). Ao todo, 150 pessoas foram entrevistadas. Alex destaca que é possível aferir tanto “o gosto eclético”, quanto a variedade de artistas e estilos abrangidos pelo set —do Sertanejoà MBP, do Pop Internacionalao Indie. Para chegar a esta conclusão, ele afirma que “sim, ouvi todas as músicas”.

O acadêmico ainda chama atenção para a importância da prática artística não estar descolada da perspectiva acadêmica. As experimentações poéticas fazem parte do contexto de aprendizagem de um(a) futuro(a) professor(a) de Artes Visuais. Alex diz que, na FAV, “os estudantes da licenciatura (sic.) estão imersos”nos processos de criação, mesmo sendo um curso da “área de educação”, diz.

Para Alex, um currículo que junte questões da educação, mas, ao mesmo tempo, “relaciona [os conteúdos] com o mundo das artes”é fundamental para contribuir com uma formação sólida para os e as discentes. Ele afirma que tal postura ajuda “os alunos a conciliar os dois mundos [o da teoria e o da prática poética]”.

A playlist ainda está em desenvolvimento e poderá aumentar ao longo do tempo. Alex conta que o objetivo é estruturá-la de acordo com a contribuição dos entrevistados.

Mural de exposição dos trabalhos da disciplina Laboratório de Produção Artística 2 — Foto: arquivo pessoal

Ficha Técnica

Concepção e criação do projeto “O que alguns estudantes da FAV escutam?”: Alex Silva dos Santos e discentes da FAV.

Ouça a playlist: https: //open.spotify.com/playlist/5iRMyglLU6OkzqK2oEn7RJ?si=795d4fb0819b4bdf

EnsinArte é uma série voltada para a divulgação de trabalhos e experiências resultantes das atividades de ensino na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG).

*Piter Salvatore é estagiário do curso de Jornalismo orientado pelo jornalista Renato Cirino e pela professora Luana Borges.

Fonte: Piter Salvatore* com revisão de Renato Cirino

Categorias: EnsinArte Notícias FAV ensino Licenciatura em Artes Visuais