Miniatura - FAVoritis-Braulio_Vinicius

FAVoritis | Diretor da FAV é reconhecido por ações socioculturais

Por Renato Cirino. Em 19/10/23 17:49. Atualizada em 23/10/23 19:48.

Bráulio Vinícius Ferreira teve seu trabalho reconhecido e prestigiado em dois eventos locais: Troféu Buritis (2023) e Comenda Colemar Natal e Silva (2022)

Imagem de cabeçalho com 1240x698 px
Inauguração da ExpoDeriva, em comemoração aos 10 anos da Deriva do bem,  na Vila Cultura Cora Coralina, Goiânia/GO (2023) — Foto: arquivo pessoal

Atuante na direção da Faculdade de Artes Visuais da UFG (FAV/UFG) desde 2016, Bráulio conquistou reconhecimento por suas atividades em duas premiações. A primeira, Comenda Colemar Natal e Silva, organizada pela Câmara Municipal de Goiânia (CMG), e a segunda, a 10ª edição do Troféu Buritis, organizada pela Prefeitura Municipal de Goiânia.

O objetivo das agremiações é fornecer visibilidade para cidadãos e cidadãs que contribuíram de maneira direta para a Educação e Cultura no espaço da capital goiana.

COMENDA PARA QUEM INSTIGA CULTURA

A primeira gratificação associada ao professor foi a Comenda Colemar Natal e Silva, ocorrida em 2022. Nela, Bráulio recebeu um certificado por sua atuação enquanto profissional de destaque na vida cultural e vida acadêmica goianiense. A solenidade aconteceu no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG). O evento foi gravado e pode ser acessado no YouTube.

Tal honraria, criada em 2019 por meio da Lei 10.451 do Município de Goiânia, concede a administradores, pesquisadores, professores, servidores técnicos-administrativos, alunos e egressos, um prêmio pela relevância de suas atividades e o impacto delas no cotidiano citadino de Goiânia. A mesma lei também instituiu o Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais de Goiás.

Apesar da premiação ser destinada ao âmbito pessoal, Bráulio ressalta que ela é fruto de um trabalho essencialmente coletivo. O reconhecimento, para ele, deve ser dividido com seus “pares”, que vão desde colegas da direção da FAV até os professores e, finalmente, os estudantes, que “fazem parte de tudo isso, afinal de contas é por eles e para eles que tudo nessa instituição [a FAV] existe, para formar pessoas que possam ajudar a construir um mundo melhor”, revela o gestor.

adicionar imagem
Recebimento da Comenda Colemar Natal e Silva (2022)

METRÓPOLE À VISTA

adicionar imagem
Deriva do Bem, bairro de Campinas, 2017 — Foto: Ralph Paiva 

Recentemente, Bráulio recebeu um certificado na celebração do 10º Troféu Buritis por um de seus projetos de extensão, o Deriva do Bem [@derivadobem]. A iniciativa do Diretor da FAV tem como objetivo convidar as pessoas para um passeio pela metrópole, mas observando-a com mais enfoque e cuidado. Neste ano, por exemplo, trabalhou-se o conceito de “invisível”, ao conferir visibilidade para aspectos e pessoas do cotidiano da cidade que muitas vezes passam despercebidos aos olhos dos transeuntes.

Em agosto deste ano, foi realizada a ExpoDeriva. O objetivo foi comemorar os 10 anos de realização da Deriva do Bem. A mostra trouxe uma série de fotografias que reúnem retratos marcantes das experiências e vivências desde o surgimento do projeto. O evento ocorreu na Vila Cultural Cora Coralina, na sala Sebastião Barbosa.

Completando mais de uma década, a Deriva (como é comumente chamada por quem participa) nasceu como disciplina optativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas adquiriu o formato de agora de 2010 a 2012, quando Bráulio ingressou à FAV como docente e pode tornar a Deriva um projeto de extensão da unidade. A 15° edição do evento ocorreu em junho deste ano.

CURRÍCULUM FAVORITAE

Bráulio formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1995 e continuou estudando na mesma instituição até o fim de seu doutorado em Educação, em 2014. Ele conta que teve o privilégio de ter toda a sua formação apoiada financeiramente.

“Na graduação, minha família pagou boa parte dos meus estudos, e na pós-graduação tive, no mestrado e doutorado, bolsas que me financiaram no aperfeiçoamento e qualificação para a atividade docente”.

O caminho como profissional do Ensino Superior começou em 1999, quando exerceu a docência na UEG (à época, UNIANA). O ingresso na UFG enquanto docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, em 2012, se deu por mudanças significativas em sua perspectiva de vida:

“fez parte de uma tomada de decisão para simplificar a vida, reduzir a jornada de trabalho e qualificar meu dia-a-dia principalmente com a família, além de poder me dedicar exclusivamente à uma instituição de ensino superior”, destaca Bráulio.

adicionar imagem
Bráulio Vinícius na FAV/UFG, 2023 — Foto: Renato Cirino

Além do Deriva do Bem, ele coordena outros três projetos de extensão. O primeiro deles, o “Viva Setor Sul”: memórias afetos e narrativas de um bairro, que conta com várias instituições, onde se explora um repositório acadêmico e institucional sobre o Setor Sul, em Goiânia. Já o Paralelo Amarelo é um portal digital que aborda temas relacionados à arquitetura e urbanismo, design e fotografia. Por fim, há o Carambola Doce, um podcast derivado da iniciativa anterior.

Enquanto servidor público, Bráulio salienta que o papel dos agentes da educação na UFG é “formar profissionais críticos e sensíveis”. Ele acrescenta: “o senso crítico pautado pelo conhecimento e pela ética, ajuda na formação de profissionais comprometidos com um mundo melhor”.

adicionar imagem
Deriva do Bem, Beco da Codorna, 2023 — Marco Túlio

FAVoritis é uma série voltada para a divulgação de projetos e manifestações artísticas autônomas realizadas por pessoas que pertencem à Comunidade da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG).

*Piter Salvatore escreveu este texto enquanto estagiário do curso de Jornalismo orientado pelo jornalista Renato Cirino e pela professora Luana Borges.

Fonte: Piter Salvatore* com revisão de Renato Cirino

Categorias: FAVoritis Bráulio Vinicius Premiações Arquitetura e Urbanismo