arquitetura da infância - 2024

Arquiteturas da Infância – chamada para submissão de resumos

Por Renato Cirino. Em 05/03/24 15:05. Atualizada em 05/03/24 16:04.

O evento abraça a diversidade de formas artísticas e acolhe trabalhos em múltiplas linguagens das artes e expressões na escrita com inscrições até dia 17/03/2024

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS - ARQUITETURAS DA INFÂNCIA

SEMINÁRIO ONLINE – 12 de abril, 2024, sexta-feira. Das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Organização: Kassius Brunno Souza, Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues.

O Seminário Arquiteturas da infância surge como um convite para explorar intersecções entre os processos de criação e a infância como dimensões fundantes da existência que influenciam percepções do mundo ao longo da vida. Este evento abraça a diversidade de formas artísticas e acolhe trabalhos em múltiplas linguagens das artes e expressões na escrita. Convidamos artistas, pesquisadoras e pesquisadores, escritoras e escritores, arquitetas e arquitetos para participar através da submissão de resumos que apontem para perspectivas e fazeres com os quais estão a lidar em seus projetos e processos de criação, a partir de reverberações de aspectos da infância que revelam sua diversidade, complexidade e singularidade. O encontro busca revelar as fabulações e representações da infância na contemporaneidade, os entrelaçamentos de estruturas poético-espaciais do passado que impregnam as experiências no presente, bem como os traços das arquiteturas da linguagem que formam memórias e projetam imagens das infâncias do futuro. A pluralidade de expressões e abordagens não é apenas incentivada, mas celebrada, pois enriquece as possibilidades de apreensão daquilo que é vislumbrado aqui como fábula arquitetural. Desejamos estimular o diálogo, o conhecimento e o compartilhamento de experiências, materialidades, imagens e histórias que celebrem a criação e o fazer artístico como poética do espaço que estimula, amplia e aprofunda as dimensões da infância.

Convidamos ao envio de propostas que abordem contextos artísticos, arquitetônicos, teóricos, poéticos e literários a partir dos eixos abaixo, mas não limitados a eles:
• A casa da infância como primeiro universo;
• Memórias arquitetônicas e fábula arquitetural;
• Arquiteturas da infância nos diários, álbuns de fotografias e filmes domésticos;
• Maquetes, miniaturas e brinquedos na imaginação da infância;
• O sagrado e o profano nas arquiteturas da infância;
• Formas, espaços e dimensões da infância na experiência do corpo no mundo;
• Quintal: laboratório de sonho e devaneio;
• Brincadeiras de rua para fabular cidades;
• Infâncias sem casa nem arquiteturas;
• Destruição da casa da infância: ruína, trauma, luto.

Participe com Apresentação de trabalho ou como Ouvinte. Para apresentação de trabalho, as/os participantes deverão enviar resumos em formato Word, de 500 a 800 palavras, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, contendo 5 palavras-chaves e incluindo de 3 a 5 imagens dos trabalhos ao final do resumo, em boa resolução. Serão selecionados até 16 resumos. Haverá emissão de certificado e posterior publicação dos resumos (selecionados e apresentados) no caderno de resumos. Este é um evento projetado para criar um espaço acolhedor para acadêmicos e não acadêmicos compartilharem processos e resultados de pesquisa artística a partir do tema proposto. Encorajamos a participação de toda e qualquer pessoa que esteja envolvida com o fazer e a criação no contexto de um projeto artístico recente que enderece o tema e/ou os subtemas desta chamada.

INSCRIÇÕES: até o dia 17/03/2024, via formulário (CLIQUE AQUI)

DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS SELECIONADOS: 28/03/2024, via e-mail.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: 12/04/2024, via Google Meet, em sessões de 4 apresentações seguidas de roda de conversa. As sessões serão gravadas.

Caderno de resumos: será publicado no segundo semestre de 2024.

Para dúvidas e outras informações: kassiusbrunno@gmail.com


Este evento faz parte do Projeto de Extensão PJ007-2024 Contar o fazer: das escritas de vida aos escritos de artista, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás – PROEC/UFG. Os Seminários configuram-se como Rodas de Fazeres coordenadas por pesquisadoras/es e estudantes de pós-graduação e graduação que estão em fase de conclusão de suas pesquisas artísticas, seja na iniciação científica, no mestrado, doutorado ou pós-doutorado. O evento tem como objetivo estabelecer ciclos de encontros realizados em 1 (um) dia, com 8 horas de duração, online, para compartilhar processos de criação e divulgar resultados de pesquisa artística entre artistas, pesquisadoras/es, estudantes e demais pessoas interessadas que integram a comunidade externa à universidade. O propósito dos Seminários é socializar o conhecimento artístico produzido na universidade e, ao mesmo tempo, criar uma rede que conecta artistas e demais pessoas interessadas nos saberes gerados pelas investigações em poéticas artísticas e processos de criação.

Organização

Kassius Brunno Souza, 1989, Aparecida de Goiânia. Vive e trabalha em Goiânia, Goiás. Arquiteto, urbanista, artista visual, e mestrando bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/FAV/UFG). Desde 2020 é integrante do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq), com pesquisa em Arquiteturas, Poéticas do Espaço e da Memória, através das práticas artísticas e processos de criação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3373003616941471. Contato: kassiusbrunno@gmail.com

Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, 1976, Curitiba, Brasil. Vive e trabalha em Goiânia, Brasil. Manoela trabalha principalmente com desenho, gravura, livros de artista, arte postal e a escrita. Experimenta, pessoal e coletivamente, as materialidades e imaterialidades autobiográficas que emergem de experiências de deslocamento. PhD em Artes pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London, e Mestra em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, a artista pesquisa intersecções entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade. Fundadora do grupo de pesquisa NuPAA/UFG/CNPq, é professora do curso Artes Visuais Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG, onde desenvolve e orienta projetos poéticos centrados na abordagem Pesquisa Autobiográfica em Arte.

 

Fonte: Kassius Brunno Souza

Categorias: Notícias FAV Evento projeto de extensão PPGACV