25072024 - site - seminario assíncrono

Seminário | Desafios e práticas para o ensino de artes visuais

Por Renato Cirino. Em 25/07/24 15:31. Atualizada em 25/07/24 15:39.

O evento ocorrerá entre 01 e 06 de agosto e propõe reflexões sobre os desafios e possibilidades do ensino de artes visuais

O seminário assíncrono é uma proposta de extensão que ocorrerá entre os dias 01 e 06 de agosto de 2024, e que tem a intenção de pensar com os/as participantes (professores e professoras de artes visuais na Educação básica e egressos/as de Cursos de Licenciatura em Artes Visuais ou Pedagogia) os desafios políticos, epistemológicos e ou pedagógicos, em diálogo com o pensamento da autora Luciana Gruppelli Loponte (2013), enfrentados pelo ensino de Artes Visuais no Brasil e as possibilidades de ensino de artes visuais na contemporaneidade através de artigos do Portal De Periódicos da CAPES.

São pesquisas que foram selecionadas pelos/as estudantes da disciplina Ensino das Artes Visuais no Brasil: fundamentos e aspectos históricos. O Moodle Ipê Extensão (Moodle destinado às atividades de pesquisa e extensão da UFG) será um lócus de construção de conhecimento, pois é um ambiente digital que abrigará o seminário em uma sala que será organizada para que os/as participantes a partir da apresentação das pesquisas em vídeos, que foram elaborados pelos/as estudantes da disciplina, possam interagir nas discussões.

O ambiente digital organizado para o seminário possibilitará momentos de discussões e ou reflexões, em fóruns que acontecerão de forma assíncrona, a partir da pergunta: quais os desafios e possibilidades do ensino de artes visuais na contemporaneidade.

evento seminário
Legenda aqui

O que: Seminário "Desafios e práticas para o ensino de artes visuais"
Quando: 01 a 06 de agosto de 2024