miniatura seminario justica espacial - marcelina

Seminário e Oficina Justiça espacial e a minha cidade

By Renato Cirino. On 11/21/24 08:33 . Updated at 11/21/24 09:17 .

Coleta de vídeos, imagens e produção textual que represente uma reflexão do conceito de justiça socioespacial nas cidades brasileiras

Este projeto de extensão procura desenvolver um seminário e uma oficina, com o propósito de explorar perspectivas diversas no que se refere à justiça socioespacial, voltada à sociedade em geral, aos planejadores e gestores urbanos, assim como aos alunos de pós-graduação e graduação da UFG.

Esta iniciativa aglutina instituições internacionais e nacionais, da Europa e do Brasil, para discutir como a justiça socioespacial pode ser definida, alcançada, assimilada, debatida e estudada em diversos contextos, na busca por uma melhor qualidade de vida urbana.

O evento examina a justiça socioespacial – ou justiça espacial - como um conceito multifacetado, no âmbito da “cidade justa”, debate este proeminente nos estudos urbanos desde 1970, com concepções derivadas de estudiosos como E.W. Soja, S. Fainstein, e P. Marcuse.

Os participantes poderão trabalhar e contribuir com suas percepções, interpretações e entendimentos sobre justiça socioespacial, levando a uma rica concepção e troca de experiências. As discussões levam a explorar um campo de abordagens analíticas, ilustrando como a justiça socioespacial pode ser entendida e aplicada em variados contextos regionais, nacionais e internacionais. Uma dessas discussões é apresentada pela coordenadora do projeto em âmbito internacional, Sarah Chiodi, do Politécnico de Milão, como parte do seu projeto de pesquisa REPLACE (REgional governance and PLAnning processes dealing with social justice and the territorial Cohesion policy in Europe).

No workshop, os participantes serão provocados a desenvolver estratégias colaborativas que possam expressar seu entendimento sobre justiça socioespacial. A partir de ferramentas e elementos de multimídia, como imagens, vídeos e reflexões escritas, os participantes poderão criar representações sobre o que a justiça espacial representa para cada um. Tais atividades levam a uma troca dinâmica de ideias, encorajando os participantes a refletir criticamente sobre a justiça espacial desde seu aspecto teórico, à necessidade prática de ser considerada e adotada em políticas públicas urbanas.

adicionar imagem

Source: Erika Kneib

Categories: Notícias FAV Eventos FAV Seminário PPGPROCIDADE OFICINA