miniatura - carta apresentação flávio

Carta de Apresentação de Flávio Gomes

Por Renato Cirino. Em 21/11/24 10:05. Atualizada em 21/11/24 11:54.

Candidato à Direção da FAV/UFG para ao quadriênio de 2024 a dezembro 2028 conta um pouco de sua trajetória profissional e a sua relação com a FAV

Imagem de cabeçalho com 1240x698 px
Material de divulgação da SEINTEGRA 2024 — Foto: arquivo pessoal

Caros colegas de trabalho e estudantes,

Em virtude do processo eleitoral para a escolha do Diretor e Vice-diretor da Faculdade de Artes Visuais, venho por meio desta me apresentar e estabelecer contato com aqueles com quem ainda não tive a oportunidade de conversar pessoalmente.

Eu, professor Flávio Gomes, e o professor Samuel José nos candidatamos aos cargos de Diretor e Vice-diretor, respectivamente. No entanto, devido ao final do semestre e à carga de atividades que estamos desempenhando, não conseguimos conversar com todos os colegas sobre nossas propostas e perspectivas para os cargos. Por isso, gostaria de compartilhar um pouco das minhas ideias e visões para a direção da FAV.

Para aqueles que ainda não me conhecem, sou formado em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela FAV, onde também concluí o Mestrado e Doutorado no programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual. Sou professor deste programa desde 2022. Também cursei a complementação pedagógica para licenciatura no IFG. Embora esteja na FAV como docente desde 2019, onde atuo como professor e coordenador do Curso de Design Gráfico, sou professor universitário desde 2003, tendo atuado como professor e Coordenador de Curso na PUC Goiás, na Faculdade Araguaia e no IFG, campus Cidade de Goiás.

Durante minha atuação profissional, sempre estive à frente ou muito próximo à coordenação dos cursos em que atuei. Considero que tenho uma certa facilidade para lidar com questões relacionadas à gestão. No entanto, posso afirmar com certeza e sem risco de demagogia que minha vocação principal é a docência no ensino superior.

Eu adoraria estar aqui conversando com vocês sobre minhas propostas para a gestão da FAV nos próximos quatro anos, mas não é o caso. Minha decisão de integrar o processo eleitoral não vem de uma motivação pessoal, mas sim do respeito que tenho por esta instituição. Neste sentido, aproveito este momento de diálogo para falar um pouco do meu sentimento pessoal em relação à FAV.

adicionar imagem
Flávio Gomes na Defesa de Doutorado de Dustan Oeven (fev. 2019)
adicionar imagem
Realização cinematográfica em Stop Motion

Venho de uma realidade social onde a maioria dos meus amigos e parentes comemoravam a conclusão do ensino médio. Durante toda a minha vida, estudei em escolas públicas, e minha entrada na FAV foi um “plot twist” que não estava no meu roteiro. Aos olhos daquele jovem de 17 anos, a Universidade, e especialmente a FAV, era um lugar mágico onde as imagens brotavam da ponta dos lápis. Os diálogos com professores e colegas nos levavam a reflexões sobre o mundo que eu ainda não conhecia. Gravuras saíam da prensa com um cheiro de criatividade que eu não sei se vinha da tinta, do papel ou da emoção de estar naquele lugar. As fotografias apareciam como mágica quando mergulhávamos o papel no líquido revelador. Foi ali, no laboratório de fotografia, como monitor da disciplina, que percebi minha vocação para a docência.

A partir deste momento, escrevi o roteiro dos próximos episódios da minha vida. Nesse roteiro, eu seria professor, e o ápice da história seria assumir uma vaga como professor efetivo na FAV. Construir um plano de vida não é tão simples como produzir um plano de aulas ou um plano de ensino para uma disciplina; envolve outras pessoas que convivem conosco e, neste caso, envolve a chance de passar em um concurso público muito concorrido, a necessidade de fazer um mestrado e um doutorado. Enfim, não é um caminho fácil. Mas eu gosto dos desafios e, em 2019, consegui acessar, como efetivo, o lugar mais mágico que sonhei em trabalhar e completar o episódio final desta fase da minha vida.

É claro que, quando você passa pelo portal e adentra o mundo encantado, muitas coisas mudam na sua visão daquele lugar. Uma coisa que percebi é que nem todos tinham a mesma motivação que eu; nem todos conseguiam ver a magia que envolve cada detalhe mínimo deste lugar fantástico. Por outro lado, percebi também que existiam muitos que, como eu, não querem deixar essa magia desaparecer por completo. É em busca de dar espaço para essas pessoas que, no impulso, coloquei meu nome para concorrer neste processo eleitoral.

Então, se vocês me perguntarem se estou preparado para ser o diretor da FAV, posso responder, sem dúvida, que não. Não estou preparado. Eu sou um artista, animador e designer, não sou um gestor. Agora, posso afirmar, sem dúvida, que durante os próximos quatro anos, vou fazer o máximo para intensificar a magia que envolve a FAV e fazer com que o máximo de pessoas possam olhar para este lugar com o mesmo encantamento e alegria que eu olho.

Então, mais do que uma carta de apresentação, gostaria que vocês, que chegaram até este ponto do texto, encarassem estas palavras como um pedido de ajuda. Vamos fazer da FAV o lugar mais mágico e fantástico da UFG, para que possamos continuar mudando a vida de centenas de jovens encantados como eu, que tiveram a chance de adentrar o universo do trabalho, o mercado da arte, os espaços dos projetos arquitetônicos, o fantástico território da moda e, principalmente, as várias salas de aula por Goiás e pelo mundo.

Espero que cada voto favorável à nossa candidatura seja um compromisso de atuar como protagonista no roteiro que vamos escrever para os próximos quatro anos de nossa instituição.

Muito obrigado pela paciência de todos, todas e todes.

adicionar imagem
Foto: arquivo pessoal

Fonte: Flávio Gomes; Diagramação por ComunicaFAV

Categorias: Notícias FAV Carta de Apresentação Eleição FAV