07012026 - miniatura - cineclubetomate

Sessão Nosferatu no Cineclube Tomate

Por Renato Cirino. Em 07/01/25 17:38. Atualizada em 07/01/25 17:47.

A primeira sessão do cineclube será realizada em 09/01 no auditório da FAV

Motivados pela nova adaptação do Robert Eggers de Nosferatu — que estreia dia dois de janeiro no Brasil —, resolvemos exibir nessa primeira sessão três dos mais loucos filmes sobre o Conde Orlok, são eles:👹

09/01🧛‍♂️🩸

13h
Nosferatu (dir. F. W. Murnau)
Alemanha, 1922, 94’

Este é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema e um dos expoentes do expressionismo alemão. O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro milenar dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen. Sua paixão traz terror à cidade de Wisborg e ao corretor de imóveis Hutter, marido de Ellen, que precisa vender o castelo cujo proprietário é o excêntrico conde.

15h10
Nosferatu — o Vampiro da Noite (dir. Werner Herzog)
Alemanha Ocidental e França, 1979, 107’

Nesta adaptação, Jonathan Harker é enviado ao castelo do conde Drácula para lhe vender uma casa. Porém, o conde é um vampiro que, inspirado por uma foto da esposa de Jonathan, Lucy (Isabelle Adjani), se muda para a cidade, trazendo morte e destruição. Este longa é baseado no romance de Stoker (assim como o de 1922), e apresenta modificações tanto em relação à obra de Murnau quanto ao romance Drácula. O vampirismo nesta versão aparece fortemente vinculado à Peste Negra.

17h30
A Sombra do Vampiro (dir. E Elias Merhige)
Estados Unidos, 2001, 92’

No filme, o diretor F. W. Murnau, obcecado pela perfeição faz um pacto faustiano com um vampiro (Willem Dafoe) para fazê-lo estrelar no seu filme de 1922, ‘Nosferatu’. Murnau explica ao elenco que o ator estudou com Stanislavsky e se entrega totalmente ao papel, assim nunca deixando de ser o personagem, nem mesmo fora dos horários de filmagem.

banner sessão nosferatu
As três versões de Nosferatu escolhidos pela curadoria

Fonte: Zan Bergamo (organizador)

Categorias: Notícias FAV Eventos FAV Cineclube Cinema