miniatura Jardim das Cores - 2025

Jardim das Cores na FAV

Por Renato Cirino. Em 07/05/25 02:23. Atualizada em 07/05/25 17:32.

Ação de extensão e ensino para criação de jardim na FAV

Imagem de cabeçalho com 1240x698 px
Jardim das Cores — Foto: Glayson Arcanjo

“Jardim das Cores” é uma ação de extensão cadastrada no SIGAA em 2024, que teve como objetivo o preparo e cultivo da terra para plantio de flores nos arredores do prédio da Faculdade de Artes Visuais - FAV.

A primeira ação do “Jardim da Cores” nasceu de conversas, desejos e da parceria entre o artista e professor Glayson Arcanjo (FAV) e a agricultora Myllena Camargo (Sertão Negro) , agregando também outras pessoas agricultoras, professoras, educadoras e artistas vinculadas à Faculdade de Artes Visuais e ao Sertão Negro Ateliê Escola.

Foi iniciada em novembro de 2024, avançou no tempo, à espera das primeiras chuvas após o plantio das sementes, torcendo para que com a vinda das águas as sementes germinassem no solo e delas viessem a surgir as primeiras plantas de um futuro jardim.

De modo a implementar o jardim, algumas espécies de flores; como a clitórea ou feijão-borboleta (Clitoria ternatea) e o cosmos (Cosmos bipinnatus), foram inicialmente escolhidas pelas características cromáticas de suas pétalas e miolo e por seu alto poder tintorial, mas também por serem Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs e por atraírem insetos polinizadores.

Após o plantio em novembro e avanço nos meses de férias de fim de ano; momento em que as plantas ganharam altura e deram as primeiras flores, e posteriormente, com a chegada das aulas de março em 2025; estágio em que as plantas explodiam em flores e cores que contrastavam com os brises metálicos e retilíneos da fachada da FAV, foi grande a expectativa, o encanto e a beleza, ao ver o jardim intensamente vigoroso, com grande número de cosmos amarelos e laranjas que transformaram a paisagem da FAV em ponto para fotos, vídeos e contemplação de estudantes, técnicos e professores da UFG.

No final de abril de 2025, passados cerca de 6 meses após o plantio, vimos encerrar o ciclo dessas plantas e realizamos a poda dos galhos secos. Com as muitas sementes caídas no chão, agora, aguardamos a vinda das próximas chuvas, para que novamente possam germinar novas plantas e delas crescer um novo jardim.

Para a organização da primeira ação, tivemos a organização do professor Glayson Arcanjo, da FAV-UFG, orientação e acompanhamento de Myllena Camargo, agricultora e educadora socioambiental, participação na preparação do solo pelo agricultor e educador ambiental Thainan Menezes, e fotografias de Johnny Aguiar. Além disso, no dia do plantio contamos com a participação direta de estudantes dos cursos Artes Visuais, Artes da Cena, Ciências da computação, que participavam da disciplina “Pigmentos Naturais”, ministrada pelo professor da FAV.

Através do “Jardim das Cores” esperamos criar interação sociobioambiental de trabalhos e práticas coletivas entre a comunidade acadêmica da UFG, pessoas integrantes do Sertão Negro Ateliê escola, pessoas da comunidade que não possuem vínculo acadêmico e demais interessadas na proposta para, de forma coletiva, construir um espaço lúdico e colorido através de plantios e cuidados do jardim.

Fonte: Glayson Arcanjo

Categorias: Notícias FAV Extensão Extensão FAV Jardim