
SERTANIAS: poéticas do sertão inicia travessia de estudos
Criado em 2024, o GP Sertanias reúne-se em 14/10, às 19h, pelo Meet, para pensar os sertões como territórios de criação, memória e reinvenção
O Grupo de Pesquisa Sertanias: poéticas do sertão inicia suas atividades públicas no dia 14 de outubro de 2025, às 19h, em encontro online pela Plataforma Google Meet. O evento marca a abertura dos trabalhos e o primeiro momento de integração entre pesquisadoras e pesquisadores vinculados à proposta, além de interessadas e interessados que desejam somar-se à travessia.
Criado no segundo semestre de 2024, o Sertanias nasceu do desejo de ampliar o olhar sobre o que se entende por sertão, deslocando-o das representações hegemônicas que o restringem ao semiárido nordestino. Desde sua origem, o grupo se propõe a pensar o sertão em movimento, reconhecendo-o como experiência transbiomática, atravessada por múltiplos territórios, memórias e corporeidades. Trata-se de compreender o sertão como lugar de encontro, travessia e invenção.
Inspirado em noções como rastro e rumo, o grupo articula perspectivas que compreendem o sertão não como ausência ou distância, mas como potência de presença, território de criação e campo simbólico em permanente devir. Essa compreensão dialoga com o conceito de sertão transbiomático, proposto pelo professor Elinaldo Meira (FAV/UFG), coordenador do grupo, a partir de uma vivência migrante entre diferentes ecologias culturais e geográficas.
O Sertanias surgiu em paralelo à disciplina de mesmo nome, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG) durante o segundo semestre de 2024. Essa experiência formativa, estruturada em aulas-proseios, reuniu vozes diversas de pesquisadoras e pesquisadores de vários estados do país — Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, entre outros — para pensar o sertão em sua pluralidade, entre escutas, narrativas e experimentações poéticas.
No encontro inaugural, o grupo pretende apresentar as pessoas participantes, mapear os sertões que atravessam suas pesquisas e construir coletivamente os primeiros rumos das ações conjuntas. Entre as pautas, está a organização do primeiro encontro presencial, previsto para o segundo semestre de 2026, a ser realizado em uma das localidades vinculadas aos sertões vividos e pesquisados por seus integrantes. Também será momento de planejar ações interinstitucionais, de caráter artístico, formativo e de extensão, que possam fortalecer as redes entre universidades e territórios.
Aberto à participação de pesquisadoras, pesquisadores, artistas, educadoras, educadores e demais interessades, o Grupo Sertanias convida todas as pessoas que se identificam com seus propósitos a integrar essa travessia. Para participar do evento e receber o link de acesso, basta enviar solicitação ao e-mail institucional do coordenador: meira_meira@ufg.br.

Serviço
O que: Grupo de Pesquisa Sertanias: poéticas do sertão
Quando: 14 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h (início dos trabalhos às 19h15 – horário de Brasília)
Onde: Plataforma Google Meet
Solicitar acesso ao link Meet: Prof. Elinaldo Meira meira_meira@ufg.br
Grupo de Pesquisa Sertanias: poéticas do sertão (DGP/CNPq)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3161331513331352
Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Faculdade de Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás
Fonte: Elinaldo Meira
Categorias: Notícias FAV Grupo de Pesquisa Sertanias Elinaldo Meira