Apresentação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 1960 reunindo cinco Cursos Superiores existentes no Estado. A Faculdade de Artes Visuais (FAV), assim denominada a partir de 1996, integrava o extinto Instituto de Artes da UFG. Este Instituto nasceu em 1968 como resultado da fusão entre o antigo Instituto de Belas Artes de Goiás e o Conservatório Goiano de Música. O processo de sedimentação das artes visuais em Goiás teve, na Universidade e no Instituto de Artes, um ponto de convergência de ações e artistas representativos no estado e no cenário artístico do país, tais como Gustav Ritter, Zofia Stamirovska e Cleber Gouveia.
A reforma administrativa promovida pela UFG em 1996, ao extinguir o Instituto de Artes, formou duas Unidades autônomas, sendo uma delas a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Esta separação deu visibilidade à FAV e favoreceu seu crescimento com a implantação de novos cursos e a ampliação de suas atividades de extensão e pesquisa.
Atualmente a FAV oferece três cursos de Graduação: Bacharelado em Artes Visuais, com habilitações em Artes Plásticas, em Design Gráfico e em Design de Interiores; Bacharelado em Design de Moda; e Licenciatura em Artes Visuais. Os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais tiveram seus currículos reformulados em 1996 e 1999, respectivamente. Também conta com um programa de pós-graduação, o Mestrado em Cultura Visual, que selecionou sua primeira turma nos inícios de 2003.
URL relacionada: /p/4068-apresentacao |
---|