Papo Calcinha - Capa

EnsinArte | Estudante da FAV realiza animação sobre pobreza menstrual

Por Renato Cirino. Em 15/07/22 13:25. Atualizada em 18/01/23 13:26.

A animação Papo Calcinha, de Sofia Souza, é derivada da disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor e aborda tema tabu na sociedade brasileira

Papo calcinha
Animação Papo calcinha de Sofia Souza

Uma história sobre adolescência e pobreza menstrual, é a fala narrada pela protagonista que dá início à animação Papo Calcinha de Sofia Souza (19), estudante do 5º período do curso de Design Gráfico da FAV/UFG. O filme curta-metragem foi realizado enquanto produto final da disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor, ministrada pelo Prof. Dr. Cláudio Aleixo.

Inicialmente realizada no formato de História em Quadrinhos (HQ), a narrativa de aproximadamente cinco minutos conta a história de Maria Aparecida (Cidi), uma adolescente pobre que sofre de fortes cólicas menstruais e complicações derivadas da sua frágil condição econômica. Sem dinheiro para comprar absorventes, ela utiliza “panos velhos”, o que ocasiona problemas de saúde e possíveis situações de constrangimento.

Sobre o tema do filme, a aluna Sofia, auto-intitulada aspirante a ilustradora, escreve que

“A ideia surgiu na própria disciplina, o professor Cláudio sempre incentivou os alunos a explorarem o design ativista em suas produções e me motivou a criar uma história de responsabilidade social. Após pensar sobre quais temas poderiam ser abordados, lembrei de uma matéria sobre pobreza menstrual que eu havia assistido no Fantástico e resolvi pesquisar mais sobre o assunto”.

Ainda que Sofia ame desenhar, ela tem consciência que somente isso não basta. O seu propósito é “criar coisas que façam a diferença, que promovam a educação e informação e que toquem o coração das pessoas”, conta. Movida pela influência de animações contemporâneas - Studio Ghibli, Cartoon Network, Cartoon Saloon e Disney -, a desenhista baseou a sua criação, entre outras obras, nas HQs Aconteceu comigo de Laura Athayde e Arlindo da ilustradora Luisa de Souza (Ilustralu).

Perfil Sofia Souza
Sofia Souza, estudante do 5º período do curso de Design Gráfico

Porém, apesar das referências ficcionais, elas retratam a realidade de muitas pessoas pelo Brasil afora. Tanto que, além das manifestações artísticas, Sofia também buscou inspiração nos projetos Absorvendo Necessidades e Menina ajuda Menina que tentam levar dignidade às mulheres em condições de pobreza menstrual.

Por fim, a estudante de design gráfico expõe que o seu objetivo com o trabalho Papo Calcinha é “funcionar como uma conversa”. Ela finaliza:

“Pouco se é abordado sobre pobreza menstrual, e menos ainda sobre seus impactos na educação e na saúde mental e física das adolescentes. A Menstruação ainda é um tabu, minha HQ tem o potencial de abordar o tema de forma acolhedora e lúdica, para promover a conscientização e orientar garotas que estejam passando por situações semelhantes às de Cidi a pedirem ajuda.”

Trecho da animação
Trecho da animação Papo Calcinha

História em Quadrinhos e processos criativos

As atividades curriculares da Faculdade de Artes Visuais não são direcionadas apenas à formação dos e das estudantes da unidade. Todas as disciplinas possuem diretrizes que consideram os contextos sociais e culturais nos quais as pessoas estão inseridas, o que estabelece uma relação crítica nesses cenários, seja a partir da perspectiva técnica ou da perspectiva conceitual.

A disciplina História em Quadrinhos de Autor, segundo o professor Cláudio Aleixo, consiste em “discutir teoricamente a linguagem artística dos quadrinhos e, de modo prático, experimentá-la por meio de processos criativos, explorando e ampliando as habilidades discentes”. Ao término da matéria, os e as alunas terão condições de “criar o design de seus personagens, roteirizar suas histórias, diagramar sua produção e prototipar as histórias em quadrinhos em diferentes tipos de suporte, do impresso ao digital”, explana o docente.

Painel de criação
Painel de incursões da estudante no universo das ilustrações

Para Sofia, a disciplina proporcionou “oportunidades incríveis de aprendizado, autoconhecimento e criação”. Enquanto uma pessoa que possui o desafio de lidar consigo mesma e com seu processo de criação, a ilustradora afirma que a dificuldade passa pela insegurança e pela ansiedade. “Muitas vezes deixo de produzir e compartilhar meus trabalhos”, relata. Sobre isso ela conta:

“Antes da disciplina eu nunca sequer pensei que seria capaz de criar uma História em Quadrinhos, e muito menos que ela seria tão bem recebida assim. Eu ainda não tive a chance de ter aulas presenciais na FAV¹, mas a comunidade é muito acolhedora.”

A postura do professor responsável pela matéria foi essencial no desenvolvimento dos trabalhos. Sofia diz que o professor Cláudio Aleixo “tem o poder incrível de sempre despertar o que há de melhor nos alunos”. Fruto da pandemia ocasionada pelo coronavírus, o sentimento de ansiedade também operou no processo artístico da estudante. Ela confessa que “em alguns momentos, me senti ansiosa e frustrada no processo, com medo de não conseguir fazer um bom trabalho, mas em todos eles o Cláudio me motivou a continuar. Ele é uma luz para nós alunos do Design Gráfico, sempre muito solícito, prestativo e um excelente orientador”.

Etapas de criação
Etapas do processo criativo em Papo Calcinha

A vida na arte

Segundo o relatório Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que aborda o cenário preocupante da realidade menstrual de meninas brasileiras, a pobreza menstrual é

“um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação”

A criação da narrativa de Papo Calcinha surgiu a partir de pesquisas e coleta de dados sobre o fenômeno da pobreza menstrual. A personagem protagonista, Cidi, foi construída a partir da “junção de vários relatos de meninas que passaram pela situação da pobreza menstrual na adolescência”, relata Sofia Souza. O desejo da artista era que a história fosse o mais fidedigna possível. Ela complementa dizendo que a “maior dificuldade foi abordar um tema tão triste e pesado de forma suave e lúdica, adequada para o público alvo infanto-juvenil”.

O processo de transformar a HQ em um vídeo surgiu para estabelecer diálogo mais profícuo sobre esse tema ao mesmo tempo que torna o conteúdo mais acessível. Ela relata que “o projeto seria apenas uma história em quadrinhos para leitura. Mas, a fim de torná-lo mais intimista e atrativo ao público adolescente, surgiu a ideia de criação do vídeo com a versão dublada”.

A criação de um produto artístico como Papo Calcinha: uma conversa sobre adolescência e pobreza menstrual perpassa pelo desejo da própria artista em ter tido contato com essas narrativas desde criança. Segundo ela, “a produção artística é a melhor forma que eu tenho de mostrar meus ideais e opiniões, de levantar a minha voz e dar voz a outras vivências também”, finaliza a estudante.

Trecho do vídeo
A animação expõe situações de sofrimento fisiológico e emocional

Assista!


Ficha Técnica de Papo Calcinha

Concepção e criação: Sofia Souza [ YouTube]

Animação com vozes de Amanda Martins, Manuela Gabarrús, Mariana Sayuri e Yasmim Reis.

EnsinArte é uma série voltada para a divulgação de trabalhos e experiências resultantes das atividades de ensino na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG).

1. A disciplina foi realizada antes do início das atividades presenciais da UFG que aconteceram a partir de 25 de maio de 2022.

Categorias: Notícias FAV EnsinArte