Anima FAV | 2020
O evento Anima FAV, em caráter totalmente digital, consiste na exposição e divulgação de animações em várias técnicas realizadas por alunos, egressos, técnicos-administrativos e professores de nossa unidade, em nossas redes sociais e site institucional.
Para assistir, basta clicar na imagem do filme ou no link disponibilizado.
Animações por título em ordem alfabética
- A chegada de Aninha - Rosa Berardo
- A Fome - Renato Cirino
- A infância de Aninha - Rosa Berardo
- Amanhecendo no Inferno - Frederico Carvalho Felipe
- Ana e a Borboleta - Isabela Veiga
- Escape: The Game - Anna Gabriela, Emilly Gouveia, Laura Pontes, Luísa Caffrei
- Fragmentos invisíveis - Julia Mariano e Renato Cirino
- Maria Grampinho - Flávio Gomes
- Moncarube - Fábio Purper
- O Enterro dos Deuses - Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)
- O Evangelho Segundo Tauba e Primal - Márcio Jr.
- O Louco/Como se fosse loucura (Parallel Dimension) Fredé CarFeli feat. Ciberpajé - Frederico Carvalho Felipe (Fredé CarFeli)
- O Ogro - Márcio Jr.
- Os causos da bisavó - Rosa Berardo
- Os meninos verdes - Rosa Berardo
- Por um Som Orgânico - Fábio Purper
- POSTHUMAN TANTRA - Killed by my low tech bot golem slave - Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco)
- Se Sobrar eu Vendo - Frederico Carvalho Felipe
- Sem título - Carlos Morais Mota
- Vida de Boneco - Flávio Gomes
Animações por data da postagem
Sinopse
Incertas certezas. Quebra-cabeças de peças aleatórias. Dúvidas desintegradas. Resquícios pós-humanos. Ricos cada vez mais ricos. Pobre miseráveis. A Utopia da natureza é a nossa Distopia. MekHantropia! O ódio da humanidade à humanidade se manifesta em um cotidiano nefasto. É esse mesmo o mundo que queremos?Créditos
Direção, roteiro, fotos e música: Frederico Carvalho Felipe (egresso | PPGACV)
Sinopse
Não existem limites para a imaginação do ser humano. E o que fazer quando esses devaneios se confundem com a realidade? Muitas vezes nos encontramos imersos em um cenário de horror e sofrimento que muito se aproxima à nossa vida cotidiana com suas dores e prazeres grotescos, cabe a cada um escolher através da imaginação a melhor forma de enfrentar esses demônios.Créditos
Direção: Frederico Carvalho Felipe (egresso | PPGACV)
Sinopse
Rotoscopia, 240 desenhos sobre 380 desenhos em sequência a 10 frames por segundo. Dois autorretratos interagem com um pilãoCréditos
Animação: Carlos Mota Morais (discente | Arquitetura e Urbanismo)
Sinopse
A solidão de um homem e sua rotina laboral em um necrotério muitas vezes induzem à alucinações nada confortáveis. Demônios interiores emergem na tela em uma grotesca sinfonia de representação dos medos e anseios sociais contemporâneos. Esta obra audiovisual faz parte da concepção da obra transmidiática "Viver até Morrer" da banda Cicuta, fruto da pesquisa de mestrado em arte e cultura visual (FAV – UFG) intitulada “O INFERNO É AQUI: A ESTÉTICA GROTESCA DA BANDA CICUTA E A REPRESENTAÇÃO POÉTICA TRANSMIDIÁTICA NA OBRA VIVER ATÉ MORRER”, de autoria de Frederico Carvalho Felipe sob orientação da Profa. Dra. Rosa Berardo.Créditos
Direção: Diogo Sousa e Frederico Carvalho Felipe (egresso | PPGACV)
Sinopse
Uma criança se depara com um monstro assustador neste curta-metragem realizado a partir de diálogos entre técnicas de animação em stop-motion e manipulação de bonecos. Será a criatura Moncarube uma ameaça concreta ou uma projeção de seus medos? Produzido no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, MG, a partir de premiação de projeto no I Festival Entre Artes (IARTE - UFU - DICULT - PROEXC).Créditos
Direção: Fábio Purper (egresso | PPGACV)
Sinopse
Adaptação da obra homônima de Cora Coralina
Seu Vicente, jardineiro de Cora Coralina, descobre no jardim da Casa da Ponte estranhas criaturas verdes que vão mudar a rotina da cidade.
Créditos
Animação: Rosa Berardo (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
Um músico pós-humano busca sua encomenda, um instrumento musical vivo. Escrita pelo artista Edgar Franco como um roteiro de história em quadrinhos, a narrativa "Por um Som Orgânico" se passa em seu universo ficcional distópico chamado “Aurora Pós-Humana”, e remete à temática da criação artificial de seres vivos para serem explorados e aos problemas éticos que envolvem o tema. Adaptada por Fábio Purper para o vídeo, assume o formato por ele chamado “videoHQescultura”. Realizado nas cidades de Goiânia (GO), e Uberlândia (MG), dentro da pesquisa de doutorado “VideoHQescultura: Uma Poética Narrativa”, conduzida por Fábio Purper no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e da produtora A Casa do Cinema - Rosa Berardo.Créditos
Direção: Fábio Purper (egresso | PPGACV)
Sinopse
Adaptação da Obra de Cora Coralina
A Bisavó de Aninha adora contar estórias para as crianças, mas Aninha nem imagina o que vai se passar com seus tio avo Joao Jose por causa de sua teimosia.
Créditos
Animação: Rosa Berardo (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
Um homem abusa de seu robô doméstico.Créditos
Direção e Animação: Flávio Gomes (docente | Design Gráfico)
Sinopse
Aninha ( Cora Coralina criança) não consegue acompanhar as crianças de sua sala de aula em Goiás e por isso ira receber um corretivo de mestra Silvina.Créditos
Animação: Rosa Berardo (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
Adaptação da Obra de Cora Coralina
A mãe de Aninha esperava ansiosamente o nascimento de um menino, mas ao dar a luz, vê que nasceu uma menina, Aninha.
Créditos
Animação: Rosa Berardo (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
A cada passo os fragmentos, em cada espaço os invisíveis.Créditos
Direção: Júlia Mariano (discente | PPGACV / técnico-administrativa) e Renato Cirino (discente | PPGACV / técnico-administrativo)
Sinopse
O videoclipe/videoarte de 3:30 minutos, uma produção D.I.Y. com criação e direção de C.N.S. e roteiro do Ciberpajé, tem como inspiração o aforismo recitado na música: "Quando todos os deuses forem enterrados com seus pretensos livros sagrados a humanidade despertará. A empatia e o amor reinarão na pós-humanidade!" Contextualizando a visualidade num deserto de areia e em uma pirâmide hermética que simboliza o túmulo cósmico dos deuses, e trazendo uma estética digital retrô noventista. A pós-produção da obra demandou um processo lento de inserção de cada um dos frames base do vídeo no Deep Dream para a obtenção dos frames finais. O resultado é uma intensa viagem psiconáutica digital.Obs.: A obra experimental é singular por seu pioneirismo no Brasil na utilização da tecnologia Deep Dream, uma forma de inteligência artificial e rede neural que altera padrões identificados em imagens digitais, reorganizando-as para que sejam identificadas pelo olho humano, e gerando assim efeitos que remontam experiências visuais psicodélicas. Sugerimos assisti-lo no escuro e com um bom monitor para perceber as sutilezas dos efeitos visuais gerados.Créditos
Concepção e roteiro: Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
“O Evangelho Segundo Tauba e Primal” parte da revolta do personagem Tauba com a violência e o caos urbano das grandes metrópoles. Como alternativa, ele cria e realiza o projeto de uma cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Movido pela inveja, Primal desenvolve sua própria versão da cidade-robô de Tauba. O curta é uma alegoria sobre o embate contemporâneo entre duas perspectivas antagônicas acerca da vida e da sociedade, onde são abordadas questões como o radicalismo, a incapacidade de diálogo e a segregação de um mundo dividido por muralhas.Créditos
Direção: Márcia Deretti & Márcio Jr. (discente | PPGACV)
Sinopse
Escape the game, é uma animação sobre um jogo de escolhas de escape em 8bits.
É um belo dia lá fora, e você decide ir para o quintal tomar um pouco de sol. Mas a chave da porta não está no lugar que ela deveria estar. Onde está a chave?
Com um contraste entre um cenário ambientado em cores pasteis pouco saturadas, e elementos gráficos simples e fofos, o jogo vai para um lado não muito esperado em seu final.
Escape: the Game, está entre o fofo e o creepy, e te faz questionamentos sobre a vida, e sobre o significado de realidade.
Créditos
Anna Gabriela, Emilly Gouveia, Laura Pontes, Luísa Caffrei (discentes | Design Gráfico)Orientação: Flávio Gomes (docente | Design Gráfico)
Sinopse
Um homem abusa de seu robô doméstico.Créditos
Direção: Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) (docente | Artes Visuais - Licenciatura)
Sinopse
A fome apertou e Elena acordou! O que você faria por um grão de milho? Elena, a Galinha, faria qualquer coisa, inclusive atravessar rua!Créditos
Direção: Renato Cirino (discente | PPGACV / técnico-administrativo)
Sinopse
Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.Créditos
Direção: Márcio Jr. (discente | PPGACV)
Sinopse
Ana, uma menina de 5 anos, aguarda sua nova amiga borboleta “brotar” do casulo, enquanto isso, canta para ela a música que aprendeu em seus sonhos. Mas um dia, a menina esquece a canção e assim começam os pesadelos. Então é a vez da borboleta cantar para Ana.Créditos
Direção e Animação: Isabela Veiga (discente egressa | PPGACV)