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Formação
- Ph.D. em MediaArts, Design e Tecnologia Transtechnology Research – University of Plymouth, Reino Unido. (2010 – 2014).
- Mestrado em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – PUC Goiás. (2004 – 2006).
- Bacharelado em Artes Visuais – Design Gráfico Faculdade de Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás. (2000 – 2004).
Cursos nos quais atua:
- Bacharelado em Design Gráfico (FAV/UFG) : Disciplinas ligadas ao design de interação, design gráfico, identidade visual e tecnologias digitais.
- Especialização em Inovação em Mídias Interativas (MediaLab/UFG) : Com ênfase em processos criativos, design de interação, UX, interfaces e novas tecnologias.
- Especialização em Processos e Produtos Criativos (CIAR/FAV/UFG) : Foco em práticas interdisciplinares e experimentação em design e artes.
- Curso de MediaArts (Universidade de Plymouth – Reino Unido) : Atuação como professor convidado, com foco em pesquisa transdisciplinar, filosofia da tecnologia e media archaeology.
Áreas de Atuação
- Design e Tecnologia
- Interação Humano-Computador (IHC), UI/UX, Usabilidade - Design de Interação, Design Centrado no Usuário (DCU) - Sistemas de Identidade Visual e Branding
- Design Gráfico e Branding:
Marcas, Sistemas de Identidade Visual, Gestão da Marca (Branding).
- Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente
- Modelos Mentais, Cognição Incorporada (Embodied Cognition) - Psicologia Cognitiva, Filosofia da Mente, Externalismo
- Inteligência Artificial e Humanidades Digitais
- Estudo das interfaces entre IA, cognição, estética e subjetividade - Exploração crítica e filosófica dos impactos da IA. - Desenvolve métodos especulativos e transdisciplinares para pensar IA no contexto das artes e design (Design Especulativo, Ficcional e Crítico). - Media Arts, Cibernética e Arqueologia das Mídias - Investigação sobre autômatos, máquinas simbólicas, teatro de bonecos (puppetry), ventriloquismo e performance - Aplicação de abordagens artísticas e filosóficas para repensar a interação humano-máquina
- Autor do livro ‘Inteligência Artificial, Interação, Performance e Ilusão’, publicado na Amazon - O livro explora as dimensões da inteligência artificial em relação à interação, performance artística e suas dimensões ilusórias quanto ao uso da tecnologia, com Prefácio do Professor Michael Punt – Transtecnology Research - Plymouth University e Editor da LQR - Leonardo Quarter Review, MIT Press.
→ [Ver livro na Amazon] (https://www.amazon.com/stores/Marcio-Alves-da-Rocha-Ph.D/author/B094VKDZ8J)
Projetos de Extensão
- Atividades no MediaLab/UFG com foco em inovação tecnológica e processos criativos em design e mídias digitais.
- Oficinas e eventos de extensão sobre design especulativo, inteligência artificial, imaginação tecnológica e práticas interdisciplinares.
- Design Live Series
- Projeto Syntech – Repositório de projetos de alunos em minhas disciplinas.
Projetos de Pesquisa
- Transtechnology Research Group (Plymouth University, Reino Unido)
Pesquisa filosófica e experimental sobre mediação tecnológica, I.A., cibernética e cognição.
- MediaLab/UFG
Pesquisa aplicada em interação humano-computador, media arts, design e IA.
- Investigações contínuas sobre:
- Cognição incorporada, modelos mentais e interfaces computacionais - Filosofia da inteligência artificial e design - Interfaces entre arte, design e tecnologia
- Projeto autoral: ‘Inteligência Artificial, Interação, Performance e Ilusão’
Pesquisa desenvolvida em seu doutoramento (2010-2015), traduzida, adaptada e publicada posteriormente em formato de livro em português (2020), que propõe uma reflexão crítica e criativa sobre a inteligência artificial sob uma ótica transdisciplinar, filosófica e performática.
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Plano de Atividade Docente - 2023/2
E-mail: marcio@ufg.br
Sites relacionados:
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