Marcio Alves da Rocha (Ph.D)

Foto_perfil_Márcio Rocha
Formação
  • Ph.D. em MediaArts, Design e Tecnologia Transtechnology Research – University of Plymouth, Reino Unido. (2010 – 2014).
  • Mestrado em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – PUC Goiás. (2004 – 2006).
  • Bacharelado em Artes Visuais – Design Gráfico Faculdade de Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás. (2000 – 2004).
Cursos nos quais atua:
  • Bacharelado em Design Gráfico (FAV/UFG) : Disciplinas ligadas ao design de interação, design gráfico, identidade visual e tecnologias digitais.
  • Especialização em Inovação em Mídias Interativas (MediaLab/UFG) :  Com ênfase em processos criativos, design de interação, UX, interfaces e novas tecnologias.
  • Especialização em Processos e Produtos Criativos (CIAR/FAV/UFG) :  Foco em práticas interdisciplinares e experimentação em design e artes.
  • Curso de MediaArts (Universidade de Plymouth – Reino Unido) :  Atuação como professor convidado, com foco em pesquisa transdisciplinar, filosofia da tecnologia e media archaeology.
 Áreas de Atuação
  • Design e Tecnologia
      - Interação Humano-Computador (IHC), UI/UX, Usabilidade
      - Design de Interação, Design Centrado no Usuário (DCU)
      - Sistemas de Identidade Visual e Branding
  • Design Gráfico e Branding:
      Marcas, Sistemas de Identidade Visual, Gestão da Marca (Branding).
  • Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente
      - Modelos Mentais, Cognição Incorporada (Embodied Cognition)
      - Psicologia Cognitiva, Filosofia da Mente, Externalismo
  • Inteligência Artificial e Humanidades Digitais
      - Estudo das interfaces entre IA, cognição, estética e subjetividade
      - Exploração crítica e filosófica dos impactos da IA.
      - Desenvolve métodos especulativos e transdisciplinares para pensar IA no contexto das artes e design (Design Especulativo, Ficcional e Crítico).
    - Media Arts, Cibernética e Arqueologia das Mídias
      - Investigação sobre autômatos, máquinas simbólicas, teatro de bonecos (puppetry), ventriloquismo e performance
      - Aplicação de abordagens artísticas e filosóficas para repensar a interação humano-máquina

 

  • Autor do livro ‘Inteligência Artificial, Interação, Performance e Ilusão’, publicado na Amazon  - O livro explora as dimensões da inteligência artificial em relação à interação, performance artística e suas dimensões ilusórias quanto ao uso da tecnologia, com Prefácio do Professor Michael Punt – Transtecnology Research - Plymouth University e Editor da LQR - Leonardo Quarter Review, MIT Press.
       
    [Ver livro na Amazon] (https://www.amazon.com/stores/Marcio-Alves-da-Rocha-Ph.D/author/B094VKDZ8J)
Projetos de Extensão
  • Atividades no MediaLab/UFG com foco em inovação tecnológica e processos criativos em design e mídias digitais.
  • Oficinas e eventos de extensão sobre design especulativo, inteligência artificial, imaginação tecnológica e práticas interdisciplinares.
  • Design Live Series
  • Projeto Syntech – Repositório de projetos de alunos em minhas disciplinas.
Projetos de Pesquisa
  • Transtechnology Research Group (Plymouth University, Reino Unido)
     Pesquisa filosófica e experimental sobre mediação tecnológica, I.A., cibernética e cognição.
  • MediaLab/UFG
     Pesquisa aplicada em interação humano-computador, media arts, design e IA.
  • Investigações contínuas sobre:
      - Cognição incorporada, modelos mentais e interfaces computacionais
      - Filosofia da inteligência artificial e design
      - Interfaces entre arte, design e tecnologia
  • Projeto autoral: ‘Inteligência Artificial, Interação, Performance e Ilusão’
    Pesquisa desenvolvida em seu doutoramento (2010-2015), traduzida, adaptada e publicada posteriormente em formato de livro em português (2020), que propõe uma reflexão crítica e criativa sobre a inteligência artificial sob uma ótica transdisciplinar, filosófica e performática.

---

Plano de Atividade Docente - 2023/2

E-mailmarcio@ufg.br

Sites relacionados: