Rita Morais de Andrade

Foto prof. Rita
Graduação: Moda, Universidade Anhembi Morumbi (UAM, 1995)
Licenciatura em Artes Visuais, Faculdade de Educação Paulistana (FAEP, 2022)
Especialização: Museologia, Instituto de Museologia, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1997)
Especialização: História e Cultura Africana e Afrobrasileira, Universidade Aberta do Brasil (UAB, 2015)
Mestrado: History of Textiles and Dress, Winchester School of Art/University of Southampton, Reino Unido (WSA, 2000)
Doutorado: História Cultural, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2008)
Pós-doutorado:
1. Projeto de pesquisa sobre coleções de indumentária em museus brasileiros. Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC/UFRJ, 2013-2014)
2. Projeto de pesquisa Tramas e Coisas de Museus.  Muséologie - Faculté de Philosophie et Lettres (Université de Liège, Bélgica, 2021-2022)

Cursos e programas em que atua:
Licenciatura em Artes Visuais - Presencial e EaD
Bacharelado em Design de Ambientes
Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (Mestrado e Doutorado)
Escola Doutoral da UFG

Linha de pesquisa:
Imagem, cultura e produção de sentido

Projeto de pesquisa:
Nova história da moda brasileira (coordenadora)

Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais (integrante)

Projetos de extensão:
Podcast Outras Costuras (coordenadora)

Grupos de pesquisa (CNPq):
Indumenta: dress and textiles studies in Brazil - UFG (líder)
Geminter:Museologia e Interdisciplinaridade – UFG e Université de Liége (integrante)

Núcleos de pesquisa:
Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto - NIO/UFRJ (integrante)
Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais - NEAP/UFG (integrante)

Áreas de interesse: histórias dos tecidos e do vestir no Brasil; cultura material; design de vestuário; artes e ofícios têxteis.

Plano de Atividade Docente - 2023/2

E-mail: ritaandrade@ufg.br