Flávio Gomes de Oliveira
Cursos nos quais atua
- Bacharelado em Design Gráfico
- Bacharelado em Design Gráfico e Digital
- Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG)
Formação
- Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2016)
- Mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2010)
- Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela Universidade de Brasília (2019)
- Especialização em Arte Contemporânea pela Universidade Federal de Goiás (2003)
- Bacharelado em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2000)
- Complementação pedagógica para licenciatura pelo Instituto Federal de Goiás (2020)
Áreas de atuação
O professor Flávio Gomes atuou como docente e coordenador do Curso de Design da PUC Goiás entre 2004 e 2015. Também lecionou nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia, de 2003 a 2015. No Instituto Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás, foi professor dos cursos de Cinema e Audiovisual e da Licenciatura em Artes Visuais, onde também exerceu a função de coordenador da licenciatura.
Atualmente, é diretor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atuação predominante na área de Design Gráfico. Seu foco de pesquisa está voltado para a Animação, especialmente na técnica de stop-motion. Desenvolve diversos projetos e investigações nesse campo, tendo realizado vários curta-metragens independentes, entre os quais se destacam A Moça do Carro de Boi (2010), Vida de Boneco (2016), Maria Grampinho (2019) e PR11 (2025). Dentre esses, Vida de Boneco é o mais premiado, tendo conquistado o título de Melhor Curta-metragem de Animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017.
Atividades administrativas
- Direção da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) - 2025 a 2028
Projetos de Extensão
- Mostra Audiovisual da FAV 2025
- II JOIA FAV - Jornada de Integração Acadêmica da Faculdade de Artes Visuais
Projetos de Pesquisa
- Animando com gambiarras: uma releitura dos processos de animação a partir do uso de materiais simples e disponíveis
Grupos de Pesquisa
- JOGAART - Grupo de Pesquisa em Jogos, Audiovisual, Arte e Tecnologia (Coordenador) - link
- Poéticas Artísticas e Processos de Criação (Participante) - link
Plano de atividade: 2025/1
