Cartaz Loyde

Palestra: Infraestrutura Verde Urbana

Por Wilder Fioramonte. Em 23/06/16 19:41. Atualizada em 24/06/16 14:23.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade têm o prazer de convidá-los para a palestra “Infraestrutura Verde Urbana: planejamento sustentabilidade e resiliência do ambiente urbano", a ser ministrada pela Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich, pesquisadora pós-doc do Programa de Pós-Graduação GECON / UFG, no dia 01 de julho de 2016, às 14h00, auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia - UFG. Esta atividade integra o Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade.

EVENTO:
Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade

ORGANIZAÇÃO:
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Projeto e Cidade FAV/UFG

PALESTRANTE: Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: PD-ECC/Universidade Federal de Goiás

TÍTULO:

DATA: 01/07/2016
HORÁRIO: 14H00 às 16h30
LOCAL: Auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia/ Universidade Federal de Goiás

BREEFING:
A infraestrutura verde urbana pode ser encontrada em parques, praças, calçadas, jardins frontais ou no interior do lote, nas fachadas dos edifícios, como os jardins verticais, e ainda, jardins no telhado. Esses elementos verdes são capazes de adaptar o clima da cidade às mudanças climáticas, reduzir o efeito negativo das Ilhas de calor, melhorar o microclima local, deixar os ambientes internos e externos mais confortáveis, e ainda recuperar do ciclo hidrológico nas cidades a partir da permeabilidade da água da chuva no solo, e preservar a biodiversidade da fauna e flora. O verde na paisagem urbana é capaz de trazer mais qualidade de vida as pessoas e consequentemente, influenciar no habito de vida delas. Foram realizadas várias pesquisas de campo em diversas cidades como São Paulo, Santos, Campinas - Brasil - e Mendoza - Argentina - para quantificar os benefícios térmicos no conforto em ambientes internos e externos, bem como verificar o hábito de vida das pessoas. Verificou-se que a promoção da ventilação urbana e sombra no meio urbano melhora o conforto térmico e reduz o efeito negativo das ilhas de calor. Esse estudo possibilitou o desenvolvimento diretrizes urbanas baseados no bioclima térmico que podem ser aplicadas no desenvolvimento do plano diretor das cidades. Algumas dessas políticas urbanas já estão sendo discutidas e aplicadas na cidade de São Paulo visando garantir a sustentabilidade no meio urbano.

SOBRE O PALESTRANTE:
Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich
Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Go (2004), Especialização em Eng. Seg. no Trabalho (UFG) (2005), Mestrado em Eng. Civil (FEC-Unicamp) em 2008 e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FEC-Unicamp), com período sanduíche na renomada Universidade de Freiburg em 2012. Em 2013 realizou o Pós-Doc na Universidade de Freiburg sob orientação do Prof. Dr. Andreas Matzarakis. Atualmente é pesquisadora pós-doc do programa de pós-graduação GECON da Escola de Engenharia Civil da UFG, onde desenvolve pesquisa sobre a influência do clima urbano de Goiânia na eficiência energética do ambiente construído. Também, desenvolve pesquisa como colaboradora na FEC-UNICAMP e FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre a influência de jardins verticais no conforto térmico e sustentabilidade em áreas adensadas na cidade de São Paulo.
Área de atuação: Tecnologia da Arquitetura. Tem experiência em Conforto Ambiental, eficiência energética e sustentabilidade, especialmente em: influência de elementos arquitetônicos (altura dos edifícios, materialidade, vegetação arbórea, permeabilidade do solo, rugosidade, etc) que colaboram para as mudanças do clima urbano e estratégias para melhoria do microclima urbano.
Entre 2011 e 2013, participou de um projeto de pesquisa Bilateral (FEC-UNICAMP e UNI-Freiburg) com o professor Andreas Matzarakis, intitulado “Bioclima Térmico em diferentes configurações típicas urbanas. O caso do Brasil e da Alemanha”. Dentro deste projeto foram feitas várias análises de bioclima térmico, como análise de campo em 3 cidades no estado de São Paulo (Campinas, São Paulo e Santos), gerando 3 importantes publicações em periódicos especializados:

1. ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, L. C. ; MATZARAKIS, A. . Effect of tree planting design and tree species on human thermal comfort in the tropics. Landscape and Urban Planning, v. 1, p. 111-131, 2015.

2. ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate in idealized urban street canyons in Campinas, Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v. 115, p. 333-340, 2014.

3. ABREU-HARBICH, L. V.;LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate as a factor in urban and architectural planning in tropical climates-The case of Campinas, Brazil. Urban Ecosystems JCR, v. 16, p. 397-674, 2014.

Categorias: notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo