Quem somos

Jubileu de Diamante FAV - UFG

Faculdade de Artes Visuais - Universidade Federal de Goiás

60 anos de Arte (1960-2020)

 

Em 2020, a Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG) comemora seu jubileu de diamante. A instituição tem sua origem no antigo Instituto de Belas Artes de Goiás (IBAG) que iniciou suas atividades ofertando um curso universitário regular de Belas Artes e um curso Livre de Artes. A celebração dos 60 anos dessa história, que ocorrerá no dia 9 de novembro do presente ano, comemora a criação da FAV e presta homenagens aos fundadores da instituição, personagens fundamentais para a implantação do ensino superior de arte, público e gratuito no Estado de  Goiás.

O Instituto de Belas Artes de Goiás foi idealizado sob o mesmo espírito renovador do ensino que pairava sobre o estado naqueles anos, concretizado com o surgimento de instituições de ensino superior, como a Universidade Católica de Goiás (1959) e a Universidade Federal de Goiás (1960). Em dezembro de 1960, sob a bandeira do ensino público e gratuito, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada a partir da fusão de cinco faculdades já existentes. Entretanto, se não fossem alguns obstáculos, o IBAG teria sido a sexta faculdade a ser incorporada a UFG, iniciando um árduo percurso em direção a esse objetivo, finalizado apenas em 1967, sete anos após a criação da UFG.

O Instituto de Belas Artes de Goiás foi criado por meio da Lei estadual nº 3.113, de 09 de novembro de 1960, promulgada pelo governador do Estado de Goiás, José Feliciano Ferreira. Em março de 1961, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás aprovou a incorporação do IBAG. Em 15 de março de 1962, as atividades do IBAG foram iniciadas no edifício do Museu de Arte Moderna, localizado no Lago das Rosas. Nesse mesmo ano, a Lei estadual nº 4.227, de 9 de novembro de 1962, possibilitou a transferência do IBAG para a Universidade Federal de Goiás. Entretanto, a incorporação definitiva ocorreu com o Decreto Federal nº 60.675, de 3 de maio de 1967. Em 1º de setembro de 1967, o Decreto Federal nº 61.266 altera sua nomenclatura para Faculdade de Artes. Em 1968, devido ao Plano de Reestruturação da Universidade Federal de Goiás, ocorreu a fusão entre a Faculdade de Artes e o Conservatório Goiano de Música, passando à denominação de Instituto de Artes. Passados quase 28 anos da fusão institucional, em 1996, as duas instituições se separaram, surgindo a Faculdade de Artes Visuais, período este em que a  instituição retomou o seu formato inicial como nos tempos de sua fundação.

Atualmente a FAV  atua nas áreas de  Arquitetura, Artes, Design e oferece os seguintes cursos de Graduação: Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Artes Visuais, Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Moda, Licenciatura em Artes Visuais nas modalidades presencial e a distância.  Atua também na pós graduação com cursos de especialização em Design e com  os Programas de Pós-graduação em Arte e  Cultura Visual - mestrado e doutorado - e o Projeto & Cidade - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Ao todo são sete cursos de graduação, dois de especialização (lato sensu) e dois programas de pós-graduação (stricto sensu). 

Em 2020 somos 96 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, atendendo 1134 estudantes na graduação e pós-graduação. 

Desde 2013 a FAV está instalada em edifício exclusivo. Na diversidade de seus espaços físicos, a saber, ateliês, salas de aula e laboratórios são desenvolvidos várias atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Nossos estudantes que, sempre tiveram atuação importante na história da FAV, continuam a desempenhar atividades de impacto social e que,  desde 2017, suas ações se intensificaram para além das demandas político-estudantis e avançaram em propostas de empresas juniores e escritórios modelos. Ainda sim, sem perderem o foco em outras ações e atividades direcionadas à nossa  sociedade. 

Gerações de professoras, professores, arquitetas, arquitetos, artistas e designers, passaram pela Faculdade de Artes Visuais. Por todas essas  pessoas, por todas essas vivências, celebrar, é um ato de amor à nossa história e à nossa estimada instituição.

Assim, a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás é fruto da perseverança de pessoas que se uniram com o objetivo de fortalecer e dar autonomia para que sujeitos sociais atuem sob a égide das Artes Visuais, da Arquitetura e Urbanismo e do Design, seja em nosso estado ou pelo mundo. A história da FAV compõe e é composta por essas histórias de vida.




Texto

Pesquisa histórica realizada pela equipe do projeto "Faculdade de Artes Visuais: histórias construídas":

Profa. Dra. Eliane Maria Chaud

Profa. Dra. Patrícia Bueno Godoy

 

Prof. Dr. Bráulio Vinícius Ferreira 

Diretor da Faculdade de Artes Visuais FAV-UFG

 

Revisão textual

M.e Renato Cirino