Maristela Abadia Fernandes Novaes

Foto Perfil_Maristela

Graduação: Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - UCG/PUC (1990).
Formação técnica em modelagem: SENAI-GO (1994 e 1996), SENAI-Cetiqt-RJ (2000, 2001 e 2012);
Arts University Bournemouth-UK (2011), Instituto Europeo Di Design (2007) e Università di Bologna (2015).

Mestrado: Cultura Visual pela FAV-UFG, na linha de Culturas da Imagem e Processos de Mediação com a pesquisa Caminho das pedras: uma ressignificação do olhar e da experiência no processo de construção de roupas (2011).

Doutorado: Storia Culture Civiltà pela Università di Bologna- UniBO, Itália com a tese Storia della costruzione di un oggetto della moda fra Otto e Novecento. Uno spencer Liberty ai confini di Minas Gerais: aspetti culturali e materialiI (2018).

Estágio pós-doutoral: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, linha de pesquisa “Ensino das Artes Visuais junto ao LabMAES – CEART – UDESC com a pesquisa Caderno de Geometria: testemunho do desenho na formação institucional do Colégio Nossa Senhora das Dores de Uberaba (2023).

Atuação profissional: Professora adjunto no Bacharelado em Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais-FAV na Universidade Federal de Goiás-UFG (desde 2008).

Atuação na indústria da moda: nas áreas de criação, gestão e desenvolvimento de produtos (criação de produtos, de coleções e modelagem) em Goiás (1986-2007).

Cursos e programas em que atua: Eixo de tecnologia do vestuário no Curso de Design de Moda da FAV-UFG com disciplinas de modelagem e criação de produtos e coleções (de 1998 a 2000 e desde 2008). Criação e desenvolvimento de produtos com foco em modelagem.

Projeto de pesquisa: PI07590-2024 Caderno de geometria: testemunho do desenho na formação institucional do Colégio Nossa Senhora das Dores

Projeto de extensão: PJ057-2024 Material e forma: Tecnologias vestíveis Áreas de interesse: Histórias do vestir e da moda; design de vestuário; desenho; saberes sensíveis; artes e ofícios têxteis; o pensamento projetual; a mediação (história da educação) aplicada à criação e construção de roupas (tecnologia do vestuário) no período Belle Époque e na contemporaneidade.

Plano de Atividade Docente - 2024/2:

E-mail: maristela.abadia@ufg.br